São Paulo confirma o primeiro caso da febre amarela

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (13) de janeiro de 2025, o primeiro caso de febre amarela em humanos neste ano. O paciente, um homem de 27 anos, que reside na capital paulista, e recentemente esteve em uma área rural no município de Socorro, na região de Campinas, onde, segundo a revista Veja, houve notificação recente de um caso da doença em macacos.

Ver artigo completo

Casos da doença foram registrados em 2024

Em 2024, o estado registrou dois casos da doença em humanos, sendo um dentro do estado e outro em um homem em Minas Gerais, que veio a falecer. O Instituto Adolfo Lutz confirmou nove casos em macacos, onde sete são da região de Ribeirão Preto, e um em Pinhalzinho e o último em Socorro.

Ver artigo completo

E embora os macacos possuem a doença, não transmitem ela, mas são indicativos de circulação do vírus, os macacos são os hospedeiros do vírus, mas os vetores de transmissão são o mosquitos, que picam os macacos, e depois de infectados pelo vírus pode transmitir a doença para outro vetor, e assim para o homem.

Ver artigo completo

Quais os sintomas e sobre vacinação

Os sintomas iniciais incluem febre súbita, calafrios, dores intensas no corpo e na cabeça, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. A vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível nos postos de saúde.

Ver artigo completo

É recomendável que a vacina seja tomada pelo menos 10 dias antes de deslocamentos para áreas de risco. Ainda segundo o site Veja, o Ministério da Saúde, após ser notificado que a Universidade de São Paulo (USP), de que quatro macacos do campus testaram positivo para febre amarela, tomou a decisão de enviar 100 mil doses extras da vacina para São Paulo para intensificar a imunização contra a doença.

Ver artigo completo

Lembrando que a vacina contra a febre amarela, faz parte do calendário de imunização e fica disponível nos postos de saúde de todo estado, e desde do ano 2017 o Brasil adota o esquema vacinal de somente uma dose durante toda a vida, esta medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine