Tempestades de granizo aumentam e causam danos no Brasil

As tempestades de granizo, que eram raras no Brasil, têm se tornado cada vez mais frequentes e intensas. O calor extremo e as mudanças climáticas têm contribuído para esse fenômeno, que está deixando muitas cidades em alerta.

Ver artigo completo

Desde o começo de 2025, o Brasil já registrou várias tempestades de granizo, algumas com ventos fortes e pedras de gelo grandes o suficiente para causar estragos. Em Santa Catarina, por exemplo, o granizo caiu em grande quantidade, acumulando gelo nas ruas. No Rio Grande do Sul, em Tavares, pedras grandes destruíram telhados de casas e escolas, enquanto, em Goiás, uma tempestade devastou metade de uma plantação de soja em menos de 10 minutos.

Ver artigo completo

Em janeiro, o número de ocorrências aumentou bastante. Foram mais de 600 registros, o que representa um aumento de quase 300% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, os prejuízos causados por essas tempestades no Brasil chegaram a R$ 2,3 bilhões nos últimos cinco anos.

Ver artigo completo

Formação do granizo

Os meteorologistas explicam que as tempestades de granizo se formam em nuvens de tempestade, que surgem quando há calor extremo. Essas nuvens têm temperaturas negativas no interior, o que forma o gelo. À medida que esse gelo fica maior e mais pesado, ele pode cair como granizo. O problema é que, dependendo do tamanho das pedras, os danos podem ser bem graves.

Ver artigo completo

"O granizo, quando ele é pequeno e menor do que 2,5 cm, do tamanho de uma moeda de R$ 1, ele pode chegar até 40 km/h. Agora, granizo grande, que seria de 10 cm ou mais, pode chegar a 120 km/h”

Ver artigo completo

Professora do Departamento de Meteorologia da USP, Rachel Albrecht

Ver artigo completo

O Brasil tem até um recorde: uma pedra de granizo de 14,3 cm, que caiu em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul.

Ver artigo completo

Chuvas fortes já atingiram São Paulo nos anos anteriores (Foto: reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)

Ver artigo completo

País em alerta

O Brasil é um dos países que mais registra tempestades de granizo no mundo. Para o professor Ernani de Lima Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria, é importante que a população esteja mais preparada para lidar com esse tipo de evento, de forma consciente.

Ver artigo completo

Além dos danos em lavouras, as tempestades de granizo também causam estragos em áreas urbanas. Telhados de casas e carros estacionados em lugares descobertos são as principais vítimas. Em Cajamar, na Grande São Paulo, um shopping foi atingido por uma tempestade de granizo que quebrou vidros, retrovisores e até peças plásticas de carros, segundo o mecânico Júlio César de Oliveira, que já precisou arrumar 35 carros.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine