Tiago Leifert, Fátima Bernardes e Pedro Bial foram vitímas de uso de deepfake

Tiago Leifert e Fátima Bernardes afirmaram terem sido vítimas de um golpe de deepfake. Isso ocorreu após Pedro Bial compartilhar em suas redes sociais um pronunciamento no qual alegava que sua imagem e voz foram utilizadas em uma campanha contra calvície, algo que ele nega ter realizado.

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O jornalista esportivo compartilhou a publicação de Bial, acrescentando que sua imagem também foi utilizada em campanhas de remédio e loteria. Assim como Bial, Tiago afirmou nunca ter participado de tais campanhas.

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Da mesma maneira, Fátima respondeu à postagem do apresentador afirmando que sua imagem foi vinculada a uma campanha de remédio que promete emagrecer, acrescentando que nunca participou de campanhas desse tipo.

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Pedro Bial acusa Meta

Além de reportar o uso indevido de sua imagem, o apresentador acusou a Meta, empresa dona do Instagram e Facebook, de ser cúmplice em atos de "falsificação, fraude e charlatanismo". Ele argumentou que a realização de um crime demanda “motivação, meios e oportunidade”, e afirmou que a Meta fornece os meios e as oportunidades, lucrando com esse tipo de golpe.

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Em resposta às acusações do apresentador, a Meta enviou uma nota ao Estadão, com quem a empresa entrou em contato. O porta-voz da Meta declarou: "Atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em nossas plataformas, e estamos sempre aprimorando nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos."

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O que é Deepfake

Deepfake é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para criar vídeos falsos com o intuito de enganar as pessoas. Essa técnica avançada de I.A., conforme informações do Politize, é capaz de gerar vídeos e imagens extremamente realistas, muitas vezes indistinguíveis de conteúdos autênticos.

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Essa manipulação pode envolver a criação de figuras que não existem ou a alteração de vídeos de pessoas reais, dando a impressão de que estão envolvidas em situações ou falando palavras que nunca ocorreram de fato.

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