O Papa Francisco tem trabalhado ocasionalmente do Hospital Gemelli, em Roma, apesar da saúde debilitada. O Vaticano divulgou nesta terça-feira (25) que o Secretário de Estado Card. Pietro Parolin e o Arcebispo Edgar Peña Parra, substituto para assuntos gerais da Secretaria de Estado, visitaram o pontífice na segunda-feira (24) e levaram decretos para ele assinar.
Dentre os documentos assinados, encontra-se o pedido de fiéis de Caracas, Venezuela, para a canonização do primeiro santo daquele país, José Gregorio Hernandez, conhecido como “médico dos pobres”. O pontífice solicitou, também, a realização de uma assembleia para o anúncio de novos santos.
Além da assinatura de documentos oficiais, o Papa Francisco divulgou nesta terça-feira (25) a mensagem para a Quaresma de 2025, que se inicia no dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas. Esta quaresma é marcada pela graça do Ano Jubilar. O tema da mensagem aborda esperança, liberdade, amizade e serviço, encorajando a vida em comunidade.
O papa de 88 anos apresenta um estado de saúde estável, apesar de crítico, sem muitas alterações na condição respiratória causada pela pneumonia nos dois pulmões. Os médicos que acompanham o paciente estão analisando os resultados da tomografia realizada e acompanham os parâmetros hemodinâmicos, que medem o funcionamento do sistema circulatório. No entanto, ainda não há como fazer um prognóstico da doença.
Francisco determinou que os médicos comuniquem todos os detalhes sobre sua condição e tratamento. Uma fonte oficial do Vaticano, que não quis ser identificada por não ter autorização para falar sobre a situação, disse nesta terça-feira (25) que o pontífice está se alimentando normalmente e se movimenta pelo quarto do hospital na continuidade de seu tratamento.
Conforme a agência de notícias Reuters, o papa determinou que boletins sobre o seu estado de saúde sejam divulgados diariamente. O intuito é que haja transparência para 1 bilhão e 400 milhões de fiéis. O líder espiritual da Igreja Católica teve uma noite tranquila no hospital e está descansando, de acordo com comunicado feito pelo Vaticano nesta quarta-feira (26).
Católicos continuam rezando pela vida do Papa Francisco em todo o mundo. O Cardeal Luis Tagle, um oficial sênior do Vaticano, conduziu uma vigília de oração na Praça de São Pedro na noite de terça-feira (25). Peregrinos e oficiais da Igreja participaram do encontro. O Cardeal intercedeu pela saúde do papa e rogou que ele sinta “a solidariedade e intimidade da comunidade Cristã”. As vigílias ocorrem diariamente durante esta semana.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!