O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado que estabeleceu um prazo para a decisão sobre o futuro da plataforma do Tik Tok nos EUA. Segundo ele, a decisão será tomada “nos próximos 30 dias”. O presidente disse também que está discutindo com várias pessoas sobre a possibilidade de comprar a plataforma.
Falei com muitas pessoas sobre o TikTok e há grande interesse no TikTok", disse Trump aos repórteres no Air Force One durante um voo para a Flórida no sábado.
No dia 18 de janeiro, após uma decisão da Justiça, a plataforma do TikTok ficou fora do ar por algumas horas nos EUA devido a um projeto de lei sancionado pelo ex-presidente Joe Biden que ordena que o TikTok, controlado por uma empresa chinesa ByteDance, seja controlado por uma empresa de confiança dos Estados Unidos.
No entanto, a plataforma voltou ao ar no dia 19 após Trump prometer adiar a proibição do acesso ao aplicativo nos EUA um dia antes de sua posse. Assim que assumiu o cargo, o presidente assinou uma ordem que permite que o TikTok continue funcionando no país por mais 75 dias.
Segundo a Reauters, duas fontes com conhecimento do assunto informaram que Trump está recorrendo à empresa de software Oracle e a um grupo de investidores externos para assumir efetivamente o controle da plataforma no país.
No entanto, o presidente negou as informações aos repórteres de voo e disse que não está negociando com a Oracle.
Não, não com a Oracle. Várias pessoas estão falando comigo, pessoas muito substanciais, sobre comprá-lo e eu tomarei essa decisão provavelmente nos próximos 30 dias. O Congresso deu 90 dias. Se pudermos salvar o TikTok, acho que seria uma coisa boa”.
Outras empresas estão disputando a aquisição do aplicativo. Dentre eles, está um grupo de investidores, liderados por Frank McCourt e Jimmy Donaldson, a estrela do YouTube Mr. Beast. No entanto, segundo uma das fontes, eles não fazem parte da negociação da Oracle. Além disso, o presidente disse que estaria aberto a uma negociação com o trilionário Elon Musk. "Eu estaria [aberto] se ele quisesse comprá-lo"
O TikTok fechou um acordo com a Oracle em 2022 para armazenar as informações dos usuários nos EUA devido às preocupações de Washington sobre as interferências do governo chinês.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!