A Ucrânia realizou ataques de drones em Moscou e outras regiões da Rússia. Foi o maior ataque de drones em toda a guerra. Duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas por conta do bombardeio, que provocou incêndios e fez as atividades de aeroportos e ferrovias pararem temporariamente.
Na madrugada desta terça-feira (11), a Ucrânia realizou ataques de bombardeios, utilizando drones, em várias regiões da Rússia, principalmente na capital, Moscou. Foi o maior ataque de drones em todos os três anos de guerra.
Houve duas mortes e 18 pessoas se feriram no bombardeio, que chegou a provocar incêndios. Durante o ataque, foram suspensas as atividades em quatro aeroportos de Moscou e ferrovias foram danificadas. A denúncia do ataque de drones foi feita pelo governador de Moscou, Andrei Vorobyov, no Telegram.
O ministério da Defesa da Rússia informou que as unidades de defesa aérea destruíram 337 drones da Ucrânia, sendo que 91 deles sobre a capital. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, afirmou que pelo menos 69 dos drones foram destruídos ao chegarem perto da cidade e ondas de ataque.
Apartemento danificado após ataques de drones ucranianos, na cidade de Ramenskoye (Foto: reprodução/ANDREY BORODULIN/AFP/Getty Images Embed)
O ataque ocorreu algumas horas antes de um encontro entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na Arábia Saudita para retomar negociações para realizar um cessar-fogo no conflito.
A sede do governo russo, o Kremlin, acusou a Ucrânia de ter como seus alvos, prédios residenciais, o que é proibido em guerras. Apesar disso, a própria Rússia já realizou vários ataques a regiões residenciais na Ucrânia.
Vorobyov informou que pelo menos sete apartamentos haviam sido danificados e os moradores foram forçados a evacuar um prédio de vários andares, no distrito de Ramenskoye, em Moscou.
O órgão regulador de aviação da Rússia informou, após os bombardeios, que os voos foram suspensos em todos os quatro aeroportos da cidade de Moscou, para garantir a segurança e prevenir outras fatalidades. As atividades de outros dois aeroportos, nas cidades Yaroslavl e Nizhny Novgorod, também foram suspensas. Mais tarde, o governo russo informou que as operações haviam sido retomadas.
A agência de notícias RIA informou que a infraestrutura ferroviária da estação de trem Domodedovo foi danificada pelos destroços de drones.
Área destruída após ataque de drones na Rússia (Foto: reprodução/Moscow Governorship/Handout/Anadolu/Getty Images Embed)
Os governadores de Ryazan, ao sudeste de Moscou, e Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, também afirmaram que suas regiões estavam sobre ataques de drones, sendo que em Belgorod, vários locais ficaram sem energia.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!