Unidos da Viradouro é a vencedora do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro! Nesta quarta-feira (14), pela primeira vez, a grande apuração do Carnaval 2024 aconteceu na Cidade do Samba e contou com uma série de novidades.
Com uma análise emocionante e complexa, a escola oriunda de Niterói levou, pela terceira vez, o troféu de primeiro lugar. Inspirada na ancestralidade africana e na representação da serpente como culto religioso, a Viradouro passeou pela passarela da Apoteose sendo bastante ovacionada e elogiada pelo público.
O enredo intitulado “Arroboboi, Dangbé” retratou a crenças voduns africanas, com destaque para a cobra sagrada de Benin. Nos mitos contados pelos mais velhos, o animal é uma grande batalhadora e vencedora de guerras do século XVIII, tornando-se para o seu povo a volta uma deusa cultuada. Desta forma, a exaltação das mulheres negras, mais especificamente as mulheres da Costa da Mina, foi explorada ao longo de todo o desfile.
Esse enredo é centenário. A gente vai até o século XVIII em Benin, onde nasceu o culto à serpente através de uma batalha. A Unidos da Viradouro vai entrar com um exército na avenida para saudar essa serpente vitoriosa [...] Pela força da mulher e pelo espírito delas que se passa essa energia.
Carnavalesco Tarsício Zalon
Entre os grandes destaques do espetáculo, a comissão de frente trouxe um carro médio repleto de jovens guerreiras com uma coreografia sincronizada. Em determinado momento, a luz na Marquês de Sapucaí se apagava parcialmente, o que fazia com que a alegoria fosse toda iluminada e uma enorme serpente saia de seu interior e se arrastava pela avenida.
Com uma forte predominância de cores vibrantes como laranja, rosa e vermelho, os carros das alas sempre apresentavam elementos referentes as serpentes e as mulheres. Por fim, a bateria da escola – conhecida por seu apelido de Furacão Vermelho e Branco – contou com atabaques em suas batidas e fez sua apresentação em conjunto com Érika Januza, que permanece no cargo de Rainha de Bateria por três anos.
Considerada uma das grandes promessas do Carnaval deste ano, a Unidos da Viradouro conseguiu gabaritar requisitos na apuração como: Evolução, Bateria, Comissão de Frente, Samba Enredo e Fantasias.
Durante o evento, a Vermelha e Branca teve momentos de tensão ao ficar empatada com escolas como Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio. No entanto, a grande comemoração veio minutos antes do anúncio oficial, com a escola alcançando uma pontuação de 270,0. A Viradouro retorna à Apoteose no próximo sábado (17) para o emblemático desfile das campeãs.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!