“Vitória” com Fernanda Montenegro, emociona e mira no Oscar com distribuição internacional

Com a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025, a Globo celebra o reconhecimento do cinema nacional e prepara uma nova ofensiva no mercado internacional com o filme “Vitória”, estrelado pela indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro. O drama, inspirado em fatos reais, conta a história de Joana da Paz, uma senhora de 80 anos […]

04 abr, 2025
Foto destaque: Nina (Fernanda Montenegro) mostra ao Flávio (Alan Rocha) onde está o perigo no filme 'Vitória' (Reprodução/Divulgação SonyPictures)
Foto destaque: Nina (Fernanda Montenegro) mostra ao Flávio (Alan Rocha) onde está o perigo no filme 'Vitória' (Reprodução/Divulgação SonyPictures)
Nina (Fernanda Montenegro) mostra ao Flávio (Alan Rocha) onde está o perigo no filme 'Vitória'

Com a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025, a Globo celebra o reconhecimento do cinema nacional e prepara uma nova ofensiva no mercado internacional com o filme “Vitória”, estrelado pela indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro. O drama, inspirado em fatos reais, conta a história de Joana da Paz, uma senhora de 80 anos que decide enfrentar o tráfico de drogas na Zona Sul do Rio de Janeiro, armada apenas com uma câmera doméstica.

Sobre o filme

Baseado no livro “Dona Vitória da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão, o longa conquistou o público e a crítica, arrecadando mais de R$ 12 milhões nas bilheterias – se tornando a maior estreia nacional do ano. Agora, com distribuição internacional garantida pela Sony Pictures, “Vitória” é a grande aposta da Globo para a próxima temporada de premiações.


Trailer oficial do filme (Vídeo: Reprodução/YouTube/SonyPicturesBrasil)


Bastidores marcados por perda e superação

A produção de “Vitória” passou por um momento delicado nos bastidores. O filme começou a ser dirigido por Breno Silveira (1964-2022), que faleceu repentinamente de um infarto fulminante durante as filmagens. A tragédia abalou a equipe, mas o projeto seguiu em frente sob nova liderança de Andrucha Waddington, genro de Fernanda Montenegro, assumiu a direção para concluir a obra com sensibilidade e respeito à visão original de Silveira.

Apesar das polêmicas e dos desafios enfrentados, o longa é considerado por muitos como uma obra à altura de “Ainda Estou Aqui” e igualmente merecedora de reconhecimento internacional. O elenco reúne grandes nomes, como Fernanda Montenegro, Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin, Thelmo Fernandes e Thawan Lucas, em uma produção que celebra a coragem e a resistência diante da violência urbana.

Enquanto isso, “Ainda Estou Aqui” estreia neste domingo (6), no Globoplay, em um movimento que reforça o protagonismo do audiovisual brasileiro no cenário global.

Mais notícias