Quatro filmes que se tornaram referências por seus figurinos

O figurino é uma ferramenta indispensável na arte cinematográfica. O guarda-roupa de um personagem tem como função auxiliar o desdobramento de sua narrativa como suas vivências, conflitos e evoluções. Com isso, a produção de um longa deve estar sempre de olho nos aspectos visuais. A seguir, filmes que conseguiram captar a essência de seus personagens […]

09 out, 2023

O figurino é uma ferramenta indispensável na arte cinematográfica. O guarda-roupa de um personagem tem como função auxiliar o desdobramento de sua narrativa como suas vivências, conflitos e evoluções. Com isso, a produção de um longa deve estar sempre de olho nos aspectos visuais. A seguir, filmes que conseguiram captar a essência de seus personagens por meio da figuração, alguns utilizando ou virando referências no mundo fashion.  

Maria Antonieta


Quatro filmes que se tornaram referências por seus figurinos

Os figurinos de época também traziam elementos modernos (Foto: Reprodução/ColumbiaPictures)


O longa dirigido por Sofia Coppola conta a história de Maria Antonieta, a arquiduquesa da Áustria que se casou com o rei da França, Luís XVI. Protagonizada pela atriz Kristen Dust, o figurino ajuda a contar sobre a vida extravagante e luxuosa vivida pela jovem. A figurinista Milena Canonero foi a responsável pelo trabalho.

Maria Antonieta era conhecida por ser anfitriã de grandes festas em seu palácio. Com isso, o uso de vestidos de gala glamurosos, abuso de laços e rendas e a presença de espartilhos foram alguns dos elementos destaques durante o filme. Além disso, a utilização de cores pastéis combinou com toda a estética vibrante do filme. “Maria Antonieta” recebeu o Oscar de Melhor Figurino em 2007.

Cruella


Quatro filmes que se tornaram referências por seus figurinos

Além das pétalas, a jaqueta de couro contava com aplicações de dezenas de alfinetes e correntes (Foto: Reprodução/Disney)


Em 2021, a Disney lançou a adaptação de Cruella, a icônica vilã de “101 Dálmatas”. O longa traz a origem de Cruella, ou Estella, desde a sua infância até se tornar uma grande estilista. Retratado em Londres durante os anos 70, o figurino da personagem carrega uma estética punk que ia do escandaloso ao minimalista, da situação da personagem.

A presença de looks inovadores como o vestido vermelho que pega fogo ou a saia feita com mais de 5.000 pétalas, conta como Cruella conseguiu deixar sua marca da moda.

A figurinista do filme foi a britânica Jenny Beavan, que já ganhou outras duas estatuetas no Oscar como melhor figurino. Em entrevista, Jenny contou que foram mais de cem pessoas trabalhando na construção do filme e que a experiência foi uma verdadeira jornada ao seu passado, uma que a figurinista buscou looks usados pela própria há 50 anos atrás como referência.

O Grande Gatsby 


Quatro filmes que se tornaram referências por seus figurinos

As joias de pérolas também ganharam destaque na figuração do filme (Foto: Reprodução/Warner Bros)


Inspirado no romance de F. Scott Fitzgerald, a adaptação de 2013 contou com grandes como Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan. O filme retrata o comportamento da alta sociedade de Nova York na década de 20, considerada como os “anos da loucura”.

A figurinista australiana Catherine Martin conseguiu captar exatamente a estética da época por meio de vestidos cheios de brilhos, mas que agora apresentavam aspectos mais confortáveis e que causavam maior movimento. Além disso, cortes de cabelo cada vez mais curtos e joias dos mais diversos tipos não ficaram de fora. Grifes como Prada e Tiffany & Co. participaram da figuração do filme.  

As Patricinhas de Beverly Hills


Quatro filmes que se tornaram referências por seus figurinos

“As Patricinhas de Beverly Hills” é considerado hoje um filme importante para o mundo fashion (Foto: Reprodução/ParamountPictures)


O longa traz à tona a estéticas presentes no final dos anos 90 e início dos anos 2000, fenômeno que já vem sendo recorrente no mundo da moda nos últimos tempos. O longa narra a trajetória de Cher, uma menina rica e popular que passa por situações comuns e uma adolescente.

Cher é extremamente fashionista e expressa suas emoções através de seus looks. Os looks com a temática colegial como o icônico conjuntinho xadrez amarelo, vestidos de tubinho e sobreposições viraram verdadeiras referências, tornando-se até fantasias para festas temáticas.

 

Foto Destaque: alguns looks icônicos do cinema. Reprodução/ColumbiaPictures/ParamountPictures/Disney/Montagem Canva

Mais notícias