A Seleção Brasileira vai enfrentar a Venezuela na noite desta quinta-feira (12), às 21h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso. A partida é válida pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, com transmissão da Globo e do SporTV.
Na Globo a narração fica a cargo de Luis Roberto, com comentários de Ricardinho e Roger Flores. Já no SporTV, a narração é de Luiz Carlos Jr., com comentários de Ana Thais Matos e Grafite.
Momento das equipes
O Brasil venceu as duas primeiras partidas da competição, o que lhe garantiu a liderança. Na estreia, jogando no Estádio Mangueirão, em Belém, a Canarinha goleou a Bolívia por 5 a 1. A segunda partida, fora de casa, foi vencida por 1 a 0, com gol nos minutos finais.
A Venezuela perdeu na estreia para a Colômbia, por 1 a 0, fora de casa, e ganhou pelo mesmo placar contra o Paraguai, dessa vez em seus territórios. Os venezuelanos estão na quinta colocação.
O Brasil tenta manter um tabu de mais de 15 anos: A última, e até então única derrota, foi em junho de 2008, em um amistoso. Ao todo são 28 partidas, com 24 vitórias e três empates para os brasileiros. No recorde das Eliminatórias, foram 17 vitórias e apenas um empate.
O último confronto entre as seleções foi em 2021, uma vitória por 3 a 1 do Brasil, fora de casa. Os gols dessa partida foram de Marquinhos, Gabigol e Antony.
Gabigol e Antony comemorando um gol contra a Venezuela (Foto: Reprodução/X/@CBF_Futebol)
Escalação do Brasil
Técnico: Fernando Diniz.
Escalação: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Vini Jr e Richarlison.
Pendurados: Bruno Guimarães e Neymar.
A seleção conta com a volta de Vinícius Júnior, convocado na primeira lista, mas cortado por lesão. Em contra-partida, Raphinha e Renan Lodi, que foram titulares, acabaram sendo cortados dessa vez. Caio Henrique e Vanderson completam a lista de cortes, o que deu espaço para Guilherme Arana, de volta a seleção após um ano.
Escalação da Venezuela
Técnico: Fernando Batista
Escalação: Romo; Alexander González, Yordan Osorio, Wilker Ángel e Miguel Navarro (Rosales); José Martínez, Herrera e Rincón; Machís, Soteldo e Rondón.
Pendurados: Alexander González, Sosa e José Martínez.
A tendência é que a Venezuela jogue na defensiva, apostando no contra-ataque com Soteldo, Machís e Rondón, esse último sendo o grande destaque da equipe. Batista vai ter que lidar com o corte de Jesús Bueno, que ficou de fora por lesão.
Arbitragem
Árbitro: Kevin Ortega, do Peru
Assistentes: Michael Orue e Jesus Sanchez, do Peru
Quarto árbitro: Roberto Perez, do Peru
VAR: Carlos Orbe, do Equador
Foto destaque: Seleção Brasileira após partida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Reprodução/X/@CBF_Futebol