A senadora francesa Valérie Boyer, nesta quarta-feira (18), pediu em uma nota pública que o jogador Karim Benzema perca sua cidadania francesa e sua Bola de Ouro. A parlamentar exige punição ao atacante depois de rumores que ele participa do grupo extremista “Irmandade Mulçumana”. Valérie se manifestou depois da acusação do Ministro do Interior da França, Gérald Darmanin.
Declaração da senadora
A parlamentar disse que medidas punitivas são necessárias caso as afirmações do Ministro forem verídicas. “Se as declarações do ministro do Interior forem verdadeiras, devemos considerar sanções contra Karim Benzema. Uma sanção inicialmente simbólica seria retirar-lhe a Bola de Ouro. Por último, teremos de pedir a perda da nacionalidade. Não podemos aceitar que um francês com dupla nacionalidade, conhecido internacionalmente, possa desonrar e até trair o seu país dessa forma”, declarou em suas redes sociais.
Na última sexta-feira, o atacante publicou em sua conta no X (antigo Twitter) uma mensagem solidária ao povo palestino por conta do contra-ataque israelense na cidade de Gaza. “Todas as nossas orações aos habitantes de Gaza vítimas, mais uma vez, de bombardeios injustos que não poupam nem mulheres nem crianças”, escreveu em seu post.
Três dias depois do tweet de Benzema, o Ministro Darmanin reagiu a mensagem do atleta o acusando de participar do grupo “Irmandade Mulçumana”, grupo esse que originou o Hamas e é reconhecido em vários países como organização terrorista.
Quem é Benzema
Apresentação do atacante em uma cerimônia do clube saudita. (Reprodução/ Yasser Bakhsh)
Karim Benzema, 35 anos, é natural de Lyon, localizado no leste da França. Filho de pais argelinos, o jogador possui dupla cidadania desde sempre. Atual atacante do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e ex-Real Madrid por mais de uma década, o craque jogou pela seleção francesa uma vez na Copa do Mundo em 2014 (edição sediada no Brasil).
Foto destaque: Benzema durante sua apresentação no Al-Ittihad (Reprodução/ X/ @benzema)