Nesta quarta-feira (25), a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) publicou o Relatório de Tendências Semestrais indicando que há 114 milhões de refugiados pelo mundo. Guerras e violência extrema estão entre os motivos para que indivíduos busquem refúgio em outros países. A pesquisa contempla dados do primeiro semestre 2023.
De acordo com a Acnur, a Guerra na Ucrânia, conflitos no Sudão, República Democrática do Congo e Mianmar, além da crise humanitária no Afeganistão e os eventos climáticos extremos na Somália são os principais causadores do deslocamento forçado no primeiro semestre deste ano.
Crianças em abrigo para refugiados da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). (Foto: reprodução/Acnur)
Relatório não contempla números da guerra entre Israel X Hamas
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1.400 milhões de palestinos se deslocaram da Faixa de Gaza desde o início da guerra, no último dia 7 de outubro. Deste número, mais de 500 mil estão amparados em 147 abrigos da ONU.
O relatório da Acnur desta quarta-feira (25) não integrou o número de refugiados da guerra entre Israel X Hamas. Isso porque, a pesquisa contabilizou os dados referentes de até setembro de 2023, a invasão do grupo terrorista em solo israelense aconteceu dias depois.
A ONU estima que o deslocamento forçado irá aumentar ainda mais neste ano, por conta do início da guerra no Oriente Médio. No entanto, ainda não há dados que sugerem qual será a proporção desse aumento.
Número de refugiados cresceu em relação a 2022
De acordo com a Acnur, em 2022, haviam cerca de 108 milhões de refugiados em todo o mundo. Em 2023, até o momento, este número aumentou para 114 milhões, um crescimento de 6 milhões de indivíduos que tiveram que se deslocar forçadamente de seu território.
De acordo com o relatório, mais da metade das pessoas forçadas a fugir por guerra, perseguição, violência ou violações de direitos humanos não conseguem cruzar a fronteira internacional.
Foto destaque: refugiados da Etiópia em abrigo da Acnur (Reprodução/Acnur)