Piauí tem cidades em estado de emergência por falta de água

Ana Beatriz Zamai Por Ana Beatriz Zamai
3 min de leitura

Noventa e seis cidades do Piauí estão em estado de emergência por conta da falta de chuva e 61 delas são abastecidas com carros-pipa no período mais quente e seco do ano, e a tendência é de que ainda mais municípios passem dificuldade com a falta de água. A estiagem está afetando mais de 155 mil pessoas, gerando prejuízo de R$43 milhões, afirma a Defesa Civil. 

Ajuda da defesa civil 

Segundo Cléber Soares, coronel gerente da Defesa Civil, são oferecidos cerca de 8 mil litros de água por família, apenas para consumo. Dependendo da rota, em média 4 a 8 famílias são atendidas por dia, através de 200 carros-pipa que atendem a população necessitada, número esse que tende a aumentar. Essa população chega a 155 mil pessoas, e mais de 25 mil estão sobrevivendo apenas pela ajuda da operação carro-pipa. 

Cléber também afirmou que as 61 cidades que foram atendidas, eram as que estavam nas piores situações, mas que pretendem atingir todas as 96 cidades necessitadas. Todo ano, o número de cidades aumenta, e, mesmo que o número de pipeiros também aumente, atender a todas as demandas é muito difícil.

Escolhas de prioridades


Animais estão sendo dizimados pela falta de água no Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)


No município de Caridade do Piauí, localizado a 470 km ao Sul de Teresina, famílias estão deixando de comprar comidas para poder ter água em casa. Lá, os moradores utilizam a pouca água que têm, para salvar seus animais, além do consumo próprio. Valdino da Silva, agricultor local, disse que divide a água que usa para beber com seus animais, pois ninguém quer ver eles morrendo de sede, já que a vida deles é a mesma que a das pessoas, portanto o mesmo carinho que tem por humanos, tem que ter por eles. 

Em Caridade do Piauí, os moradores acabam ficando sem água para fazer o básico, como higiene de si mesmo ou da casa, já que, além da estiagem, eles sofrem com o racionamento em dias alternados. Em média, um tambor de 200 litros de água custa R$35.

Foto destaque: Quase 100 cidades estão em estado de emergência no Piauí (Reprodução/Gustavo Almeida/G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário