Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza são recepcionados por Lula

Brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza chegaram à Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (13). O pouso da aeronave foi às 23h24. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao local para recepcioná-los. Os repatriados aguardavam há mais de três semanas uma autorização para conseguir sair do território atingido pelo conflito […]

14 nov, 2023

Brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza chegaram à Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (13). O pouso da aeronave foi às 23h24.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao local para recepcioná-los. Os repatriados aguardavam há mais de três semanas uma autorização para conseguir sair do território atingido pelo conflito entre Israel e o Hamas.


Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza são recepcionados por Lula

Presidente Lula e Ministros recepcionam os resgatados da Faixa de Gaza. (Foto: divulgação/Juca Varella)


Também estavam presentes na recepção aos brasileiros os Ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Saúde, Nísia Trindade; dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta; e da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, além da primeira-dama Janja da Silva.

Das 34 pessoas que pediram repatriação ao governo brasileiro, 32 deixaram a área de conflito. Segundo a CNN, duas brasileiras, mãe e filha, optaram por permanecer no território palestino por motivos pessoais.

Os cidadãos resgatados podem solicitar a inclusão dos nomes no Bolsa Família e participar de outros programas de benefícios assistenciais, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.

Os cidadãos brasileiros ficarão hospedados por duas noites em um alojamento na Base Aérea, onde receberão atendimentos de assistência social, médico e psicológico.

Todos passarão por atendimento de regularização migratória e serão incluídos no Cadastro Único, que possibilita ser beneficiado pelos programas sociais do governo federal.

 Segunda lista

Um dos repatriados, Hasan Rabee, relatou que sua mãe e irmã não foram repatriadas devido a falta de aprovação da segunda lista de saída da Faixa de Gaza.

Na momento, o Presidente Lula disse ao Ministro Mauro Vieira que é preciso continuar lutando pela aprovação da segunda lista de saída do território.

Trajeto e desembarque no Brasil

Os 32 brasileiros cruzaram, no domingo (12), a passagem de Rafah, fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, e embarcaram em veículos contratados pela Embaixado do Brasil no Egito, seguindo rumo ao Cairo.


Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza são recepcionados por Lula

Resgatados desembarcam na Base Aérea de Brasília. (Foto: divulgação/Juca Varella)


Já no Egito, passaram a noite na capital, Cairo, onde receberam apoio do governo federal, e na manhã da segunda-feira (13), embarcaram no avião VC-2 da Presidência da República, fazendo escalas em Las Palmas, na Espanha, e Recife.

Por volta das 23h30, o desembarque aconteceu na Base Aérea de Brasília.

 

Foto destaque: Grupo de resgatados são recepcionados por Lula e Ministros na Base Aérea de Brasília. (Reprodução: divulgação/ Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)

 

Mais notícias