O Web Summit Lisboa começou nesta segunda-feira (13) de maneira conturbada. Grandes empresas como Google, Meta e Amazon não compareceram à convenção, devido às recentes polêmicas envolvendo o fundador e antigo CEO do evento.
Em outubro, Paddy Cosgrave fez comentários controversos sobre o conflito entre Israel e Hamas.
Declarações polêmicas
O ex-CEO e fundador do Web Summit, Paddy Cosgrave, renunciou ao cargo após a repercussão de um post feito no X, em outubro, comentando sobre Israel e os ataques terroristas do grupo Hamas.
“Estou chocado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais, com a exceção da Irlanda, que finalmente está fazendo a coisa certa […] Crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados, e deveriam ser reconhecidos pelo que são”, disse Paddy.
Nova CEO
Katherine Maher assumiu o cargo no fim de outubro e comentou que o intuito da conferência é permitir que a empresa volte a focar no que eles fazem de melhor, facilitando discussões entre o público e desenvolvedores envolvidos no processo tecnológico, buscando uma mudança de ciclo para o desenvolvimento e crescimento do evento.
A atual CEO subiu ao palco na noite de abertura e comentou sobre a grande polêmica. Ela relembrou que assumiu o cargo a apenas duas semanas devido à renúncia de Paddy e realizou uma declaração ao público “Todos nós sabemos que Paddy é uma pessoa que fala o que pensa. Dessa vez, o que disse foi algo polarizador”, disse ela.
CEO do Web Summit Katherine Maher (Foto: reprodução/Divulgação/Web Summit)
Liberdade de opinião
Maher também enfatizou a importância da liberdade de opinião em seu discurso e tentou manter uma imagem de apoio à causa. Ela declarou que acredita ser extremamente importante que todos possuam o direito de opinar sobre qualquer tópico e que, sem essa liberdade, o Web Summit seria apenas um vazio de ideias.
A CEO do Web Summit, no entanto, reforçou que as pessoas devem considerar o peso de suas palavras antes de comentarem sobre determinados assuntos pois eles podem ser mais complexos do que parecem.
Foto Destaque: Convenção Web Summit Lisboa (Reprodução/Divulgação/Web Summit)