Atualização do Google Maps informa onde seu carro está estacionado

Novidade foi anunciada através do LinkedIn, com opções de personalização no sistema iOS e estando também disponível para usuários Android

18 dez, 2025
Atualização está disponível nos sistemas iOS e Android | Reprodução/Freepik
Atualização está disponível nos sistemas iOS e Android | Reprodução/Freepik

O gerente sênior de produtos do Google Maps, Rio Akasaka, anunciou na semana passada uma nova função do aplicativo, que lembrará ao motorista onde seu veículo está estacionado. Desde o anúncio, o recurso grava automaticamente o local do estacionamento, exibindo no mapa um ícone personalizado do automóvel.

Atualização do Google Maps

Para que a função funcione no celular, é preciso que ele esteja conectado ao carro via USB, bluetooth ou CarPlay, detectando assim quando o veículo é desligado e a viagem é encerrada, para então marcar no mapa onde ele está. É possível acessar a localização do estacionamento por até dois dias.


Gerente sênior do Google Maps demonstra nova função (Foto: reprodução/LinkedIn/Rio Akasaka)


Akasaka espera que os usuários fiquem contentes com a nova atualização, como disse na postagem do LinkedIn do anúncio, desejando que eles sorriam ao abrir o aplicativo e verem onde seu carro está, sem precisar mais procurar durante longos minutos ou se perder tentando encontrá-lo.

Até o momento, somente no sistema iOS (iPhones e iPads) é possível personalizar o ícone do automóvel e salvar onde ele está estacionado automaticamente. Para os dispositivos Android, o local do estacionamento deve ser salvo manualmente.

Novos recursos com IA

Com a expansão do aplicativo e necessidade dos usuários, a Google vem trazendo inúmeras atualizações para auxiliá-los, como a sugestão de roteiros através de Inteligência Artificial generativa, para uma busca mais efetiva sobre lugares para se visitar em um dia de chuva, por exemplo.

Por enquanto disponível somente nos Estados Unidos, e para um pequeno grupo como teste, a ideia é que mais de 250 milhões de lugares sejam averiguados junto a comentários de mais de 300 milhões de usuários, a fim de elaborar sugestões completas sobre locais a serem visitados.

Criado em 2005 e lançado em 2007, o Google Maps é utilizado por mais de um bilhão de pessoas todos os meses, não somente para se localizar ou planejar rotas, mas também para salvar caminhos offline, buscar locais necessários por perto — como farmácias — e explorar locais com a função Street View.

Mais notícias