Recentemente, foi divulgado na mídia que as receitas das empresas PepsiCo e Coca-Cola excederam as expectativas de Wall Street para o primeiro trimestre em virtude do aumento progressivo do preço da mão de obra. As companhias respondem alavancando o custo de seus produtos a fim de cobrir todas as despesas e ainda arrecadarem lucro.
Os preços elevados para a produção das bebidas, que vai desde o valor das latas de alumínio à mão de obra e transporte, se apresentaram no mercado em razão das interrupções das jornadas de trabalho devido à pandemia do novo coronavírus e, posteriormente, da disseminação da variante Ômicron. A forma encontrada pelas empresas de contornar o aumento dos custos foi elevar o preço das mercadorias vendidas.
Até o momento, a demanda pelos produtos se mantem acima do esperado. Contudo, já há sinais de um potencial aumento sucessivo da inflação e a suspeita pode comprometer o hábito dos usuários, que tendem a reduzir ou parar completamente o consumo das bebidas.
Mostra de produtos da PepsiCo. (Foto: Reprodução/Food Inovation).
A PepsiCo espera um lucro de US$ 6,67 por ação até o final do ano fiscal de 2022 se comparado com as expectativas de US$ 6,73 dos analistas, de acordo com os dados do IBES da Refinitiv.
A Coca-Cola prevê que o lucro por ação ajustado para o ano inteiro aumentará de 5% a 6% em relação aos US$ 2,32 registrados em 2021, em comparação com estimativas de um aumento de 6%.
Ainda assim, as ações das empresas subiram cerca de 1% nas negociações de pré-mercado.
Durante o quarto trimestre, a receita líquida da PepsiCo subiu 12,4% (equivalente a US$ 23,23 bilhões), ultrapassando as estimativas de US$ 24,24 bilhões. As da Coca-Cola subiram 10,1% (US$ 9,47 bilhões), também superando as expectativas as quais previam US$ 8,96 bilhões.
A PepsiCo anunciou ontem (10) um aumento de 7% no dividendo anual e um novo programa de recompra de ações de US$ 10 bilhões.
Foto de destaque: garrafa de Coca-Cola. Reprodução/Taras Chernus.