Nas redes sociais e nos veículos de comunicação, muito se tem falado sobre as fortes ondas de calor que o Brasil vem enfrentando nos últimos meses, com a sensação térmica do Rio de Janeiro chegando a 60 graus em um dia do final do mês de novembro. O calor, no entanto, não é o único tipo de mudança climática que atrapalha e prejudica o dia a dia dos brasileiros.
Nova pesquisa sobre mudanças climáticas
Em uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto Pólis e pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), nesta segunda-feira (4), aponta-se que sete a cada dez brasileiros já foram prejudicados pelas mudanças climáticas que assolam o país e, no geral, o mundo.
Ainda que o calor extremo venha ganhando mais destaque quando se fala nas condições climáticas brasileiras recentemente, os problemas relacionados à chuva se mostraram uma preocupação ainda maior daqueles que responderam a pesquisa, seja a falta ou o excesso dela, dependendo da região.
A pesquisa foi realizada pelo final de julho e contou com cerca de duas mil respostas, além de ter levado em conta as experiências de habitantes de todas as cinco regiões do país.
O resultado
O resultado pode ser considerado até mesmo surpreendente, pois a preocupação dos entrevistados com o calor extremo, que tanto vem sendo pauta de discussão atualmente, ficou em quarto lugar, somando o total de 10% dos votos.
Em primeiro e segundo lugar, empatadas com 20%, as mudanças climáticas que mais preocupam os entrevistados foram apontadas como sendo a seca e a escassez de água, e chuvas muito fortes.
Área afetada pela seca no Brasil (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
A terceira condição climática a receber mais votos foi “alagamentos, inundações e enchentes”, com 18%. Em quinto lugar, ficou “apagão de energia”, seguido de “ciclones e tempestades de vento” e “queimadas e incêndios”.
Quase 100% dos entrevistados acreditam que há chances de uma nova catástrofe climática.
Foto Destaque: homem tomando banho de balde. Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil