Biden acusa deputados de ignorar assuntos importantes após impeachment

Malu Corecha Por Malu Corecha
3 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, fez uma manifestação rara nesta terça-feira (13) após a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovar o inquérito de impeachment contra ele. Segundo Biden, o inquérito é uma armação política infundada que visa desacreditar ele como político e demonstra falta de interesse dos deputados republicanos em seus trabalhos.


Câmara dos Representantes

Câmara dos Representantes dos EUA em sessão (Foto: reprodução/Lawrence Jackson/Official White House Photo)


Pronunciamento de Biden

O texto, liberado após o fim da votação, afirma que “em vez de fazer algo para tornar a vida dos estadunidenses melhor, eles estão focados em me atacar com mentiras. Em vez de fazer a sua parte cumprindo com as diversas decisões que necessitam ser tomadas urgentemente, eles estão escolhendo desperdiçar tempo nesta manobra política infundamentada que mesmo Republicanos no Congresso admitem não ser baseada em fatos”.

Biden também apontou a falta de empenho dos congressistas em ajudar nações que vêm pedindo apoio dos EUA para conflitos internacionais. Em outro parágrafo do pronunciamento, Biden afirma que “há muito trabalho a ser feito. Contudo, após gastarem semanas buscando um novo Presidente da Câmara e tendo que expulsar seus próprios membros, os Republicanos no Congresso estão indo para um mês de recesso sem fazer algo para resolver os crescentes problemas”.

O presidente encerrou o pronunciamento afirmando que todos os dias procura fazer o melhor para a nação americana e que o povo merece mais do que os republicanos vêm fazendo. Você pode conferir o pronunciamento completo – em inglês – aqui.


Kevin McCarthy

O ex-presidente da Câmara, Kevin McCarthy (Foto: reprodução/Anna Moneymaker/Getty Images)


Alegações

O projeto de impeachment veio após o filho de Biden, Hunter Biden, ter que responder a dois processos de sonegação fiscal após perder o prazo para a declaração de imposto de renda. Além disso, o processo de análise do impeachment vai entrar em 2024, o que atrapalharia a campanha de Biden, que tentará a reeleição no próximo pelos Democratas contra o candidato Republicano, o ex-presidente Donald Trump, que também sofreu processos de impeachment durante seu mandato. Contudo, especialistas afirmam que o processo de Biden não possui base suficiente para ir em frente e provavelmente não dará em nada.

Foto destaque: o presidente estadunidense, Joe Biden, discursando para o público. (Reprodução/Jim Watson/AFP)

Deixe um comentário

Deixe um comentário