O Palmeiras é mais líder do que nunca no Paulistão, o Verdão bateu o São Paulo no clássico Choque-Rei com gol de Rony e garantiu classificação antecipada para a próxima fase do Paulistão. O time de Abel continua invicto na competição e é o líder geral do torneio, caso o Palmeiras mantenha a liderança terá o mando de campo em todas as partidas da fase eliminatória, inclusive em uma eventual final.
A vitória do Palmeiras nesta quinta-feira quebrou alguns tabus que a equipe alviverde tinha diante do tricolor paulista. O Verdão não vencia o São Paulo no Morumbi há 4 anos, a última vitória havia sido em 2018. Outro tabu quebrado pela equipe de Abel Ferreira foi em jogos pelo Paulistão, o Palmeiras não vencia o São Paulo há 25 anos pela competição, a última vitória pelo torneio havia acontecido em 1997.
Além do Palmeiras, o técnico Abel Ferreira também conseguiu quebrar um tabu particular, o português nunca havia vencido o técnico Rogério Ceni, em 4 jogos que os treinadores se enfrentaram, Ceni levou a melhor em três oportunidades, e uma partida terminou em empate.
Palmeiras quebrou alguns tabus que duravam anos diante do São Paulo (Foto:Reprodução/Marcos Ribolli)
O Palmeiras começou o jogo com tudo, sem deixar espaços e com um grande volume de jogo, o verdão pressionou o São Paulo, e não deixou o time do Rogério Ceni respirar nos primeiros minutos. Logo no início com uma boa troca de passes, Marcos Rocha cruzou para Rony que cabeceou, a bola bateu na trave e voltou nas costas do goleiro Volpi antes de entrar, para azar do goleiro são paulino e sorte do atacante palmeirense que abriu 1 a 0. Aos poucos o São Paulo conseguiu sair da pressão do Palmeiras e equilibrou a partida. Mesmo conseguindo o equilíbrio no jogo, o tricolor paulista não conseguiu criar muitas chances na primeira parte que terminou com o alviverde na frente.
No segundo tempo foi a vez do São Paulo mandar no jogo, o tricolor paulista começou melhor a etapa final enquanto o Palmeiras recuou e passou a apostar nos contra-ataques. Marquinhos foi o grande responsável pelas principais jogadas do São Paulo no ataque, mesmo assim o tricolor não conseguia furar o bloqueio palmeirense. Mesmo com dificuldades para passar da retranca da equipe alviverde, o time do Rogério Ceni conseguiu colocar o goleiro Weverton para trabalhar, em finalizações de Rodrigo Nestor e Calleri. Na melhor chance do São Paulo na partida, Marquinhos finalizou de meia distância e acertou o travessão. Após expulsão de Rafinha por falta em Rony, o tricolor paulista perdeu a pressão vinha tendo no jogo, e viu o Palmeiras mais confortável só administrar a partida e sair vitorioso no clássico.
O Palmeiras é o líder do grupo C com 23 pontos e também lidera a classificação geral do Campeonato. O São Paulo continua líder do grupo B com 17 pontos.
A próxima partida do Palmeiras é o clássico contra o Santos, no domingo, às 18h30, no Allianz Parque. Já o São Paulo enfrenta o Mirassol fora de casa, também no domingo, às 16h.
Foto Destaque: Rony autor do gol da vitória do Palmeiras no Choque-Rei Reprodução/Twitter/Palmeiras