A Rússia, começou a proibir algumas redes sociais em seu território logo após mudanças na política para discurso de ódio, em decorrência à invasão russa na Ucrânia. Com isso as redes sociais Instagram, Facebook e Twitter estão desativadas no país, que está prestes a lançar a sua própria rede social, o Rossgram, para suprir o bloqueio do Instagram.
O bloqueio do Instagram deixou mais de 80 milhões de usuários desassistidos. Assim para tentar contornar o problema criado com o boicote, alguns empresários russos decidiram montar uma nova plataforma para compartilhar fotos e vídeos. O visual do aplicativo é praticamente uma cópia do Instagram, com degrade igual a da rede social americana.
A nova plataforma de rede social russa deve ser lançada nesta segunda feira (28) e os primeiros a terem acesso à plataforma serão os principais influenciadores do país e parceiros, como patrocinadores e investidores. Já para os usuários ‘normais’ o acesso deve ser liberado somente no mês de abril.
Rossgram é a nova rede social russa (Foto:Reprodução/GazetaBrasil)
A plataforma de mídia social tem basicamente as mesmas funções do Instagram, o que inclui publicações de fotos e vídeos, comunicação por meio de mensagens embutido no aplicativo e comentários e curtidas nas fotos e vídeos das pessoas. Além disso, oferece ferramentas para monetização para blogueiros por meio de conteúdo pago, captação de recursos e programas de referência e estará disponível nas versões para Android e IOS.
O fundador da rede social russa é o empresário Alexander Zobov, especialista em marketing digital e o cofundador da plataforma é o russo Kirill Filimonov.
Certamente essa não será a primeira e nem única vez que teremos um tipo de pirataria envolvendo companhias na Rússia, a rede de fast food americana McDonald´s já foi imitada no território russo, após retirar suas franquias do país, a Uncle Vanya´s cadeia de fast food russa imitou os arcos dourados da empresa americana.
Foto destaque: Rossgram Reprodução/TechBriefly