Tesla já irá iniciar a produção da sua fábrica este mês na Alemanha. Enquanto isso a Volkswagen está a várias semanas de finalizar o projeto para um complexo de fabricação de veículos elétricos, que teve orçamento de € 2 bilhões, para a empresa buscar melhorar a competição contra a rival norte-americana do segmento.
A Tesla afirma poder produzir o utilitário elétrico Model Y em 10 horas na fábrica de Gruenheide, cidade que fica perto de Berlim, capital da Alemanhã. A Volkswagen pode chegar a levar três vezes mais tempo para finalizar seu carro elétrico ID.3.
A gigante dos automóveis alemã quer agora reduzir o tempo de produção, para isso construindo a fábrica de veículos elétricos “Trinity”, que deve estar em funcionamento em 2026. A nova fábrica irá reduzir centenas de componentes usados para a montagem de um veículo e usar novas técnicas de fundição de grandes dimensões.
Linha de montagem da Volkswagen (Foto:Reprodução/G1)
“Nossa meta é clara. Queremos definir o padrão com nossa produção”, disse o diretor de produção da marca Volkswagen, Christian Vollmer. “Se pudermos chegar a 10 horas, teremos alcançado algo grande”, acrescentou ele.
A montadora alemã vem acelerando a produtividade em uma taxa de cerca de 5% ao ano, mas eles esperam dar saltos maiores, para assim, manterem sua vantagem no mercado europeu.
Volkswagen é a segunda maior montadora do mundo estando atrás apenas da Toyota, tendo uma participação significativa no mercado europeu com 25% dos veículos elétricos, à frente da Tesla, com 13%.
Mas existe uma pressão sobre as montadoras alemãs, sobre a liderança da produção de veículos elétricos, que foi intensificada pela chegada da Tesla na Alemanha. O grande receio da Volkswagen faz a montadora acelerar seus processos para não ser superada no seu próprio campo.
A técnica de fundição que a Volkswagen planeja adotar foi popularizada pela Tesla como uma alternativa ao método mais trabalhoso de montar vários painéis de metal estampados com zonas de deformação projetadas para absorção de energia durante acidentes.
A também alemã BMW se posicionou contra a técnica de fundição de grandes peças no passado, por conta de custos maiores de reparo que se sobrepõem aos custos menores com manufatura.
Mas os defensores da tecnologia afirmam que o sistema de direção autônoma vai reduzir a frequência de acidentes. “A Tesla projeta veículos que provavelmente não vão se envolver em acidentes sérios”, disse Cory Steuben, presidente da consultoria de manufatura, Munro & Associates.
Foto Destaque: Reprodução/Volkswagen