Torcedor do Boca é preso por ato racista em jogo contra o Corinthians

David Oliveira Por David Oliveira
3 min de leitura

No duelo entre Corinthians e Boca Juniors pela Libertadores, disputado na noite desta terça-feira (26), na Neo Química Arena, um torcedor do time argentino foi preso pela Polícia Militar e levado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) após um ato racista. No vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver o homem pulando com as mãos na cintura e fazendo gestos “coçando” a cabeça, em referência a um macaco.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Torcedor do Boca imitando um macaco. Ele foi preso. <a href=”https://t.co/NvgH31Da6Z”>pic.twitter.com/NvgH31Da6Z</a></p>&mdash; Curiosidades Brasil (@CuriosidadesBRL) <a href=”https://twitter.com/CuriosidadesBRL/status/1519133543154212864?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 27, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Após ser detido no intervalo da partida, o homem foi encaminhado ao DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) e enquadrado em crime de injúria racial (artigo 140, parágrafo 3º), que prevê reclusão de um a três anos e multa.

Através de uma nota oficial, o Corinthians se manifestou dizendo que “repudia todo e qualquer ato de racismo e discriminação e agradece à Polícia Militar pela eficiência no apoio prestado. Esse fato só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio.”

O Timão venceu o Boca por 2 a 0, com dois gols do volante Maycon e assumiu a liderança do grupo E.

 

Mídia argentina repercute o caso 

O caso vem à tona somente duas semanas após um problema semelhante ao da partida entre River Plate e Fortaleza, em Buenos Aires. Na ocasião, um torcedor do time argentino jogou bananas em direção à torcida brasileira. O ato foi mencionado pela imprensa argentina

“Muito repreensível. (…) Teremos que esperar para saber se o Boca decide sancionar esse torcedor, assim como River fez com aquele que jogou uma banana (ele foi suspenso como membro por seis meses e deve fazer um curso de conscientização no INADI [Instituto Nacional contra la Discriminación, la Xenofobia y el Racismo])”, escreveu o Olé.

O TyC Sports também fez menção ao ato racista do torcedor do entre River Plate, ressaltando a velocidade em que o time argentino se posicionou assim que as imagens foram divulgadas. “Mais uma vez os torcedores argentinos fizeram gestos racistas e um deles foi preso na partida que o Boca disputou como visitante contra o Corinthians, pela Copa Libertadores da América”, disse o portal.

Foto Destaque: Nelson Gariba/Agência F8

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário