As vendas no varejo nacional, já descontando a inflação, subiram 1,1% em dezembro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022, afirmou nesta terça-feira (9) a empresa de meios de pagamento Cielo, citando seu indicador ICVA.
O ICVA (Índice Cielo de Varejo Ampliado) acompanha todos os meses as vendas em 18 setores do varejo, indo de lojistas pequenos a grandes varejistas. Tal levantamento envolve quase 1 milhão de varejistas credenciados à Cielo, afirma a companhia.
Como chegou a esse resultado
A companhia Cielo afirmou que, no ano de 2023, o faturamento do setor caiu 0,6%, isso, claro, sem considerar a inflação. Já ao inclui-la, as vendas do varejo nacional cresceram 4,3% em dezembro na comparação anual e 3,5% em todo 2023. Considerando apenas o quarto trimestre, as vendas do varejo caíram 0,7%, já descontada a inflação, em relação ao mesmo trimestre de 2022. Em termos nominais, houve um crescimento de 2,6%, informou a Cielo.
Pessoas fazendo compras (Foto: reprodução/site/globo.com)
Mais precisamente no período do dia 18 ao dia até o Natal, dia 25, as vendas de lojas online subiram 2,4% sobre o mesmo período do ano de 2022, enquanto o varejo físico teve expansão de 1%, informou a Cielo no final do ano passado.
O vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, Carlos Alves, em comunicado à imprensa, afirmou: “O resultado [de dezembro] poderia ser mais positivo se o dia 24, que costuma ser de forte impacto nas vendas, não tivesse caído num domingo. Esse fator atingiu especialmente lojas de rua. Sabemos que boa parte delas funciona parcialmente ou nem chega a abrir as portas no domingo”
O que diz o vice-presidente da Cielo
No geral, os efeitos do calendário acabaram prejudicando o varejo no mês de dezembro, que teve uma quinta-feira a menos e um domingo a mais, dia considerado com menor movimento para o comércio, em relação ao mesmo mês de 2022.
“O mês de dezembro ficou marcado pela deflação em importantes segmentos do varejo, como supermercados e Hipermercados e Móveis, Eletro e Depto, justamente os que mais contribuíram para o crescimento”, afirmou Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
A importância do crescimento de vendas no comércio varejista é justamente evidenciada através do seu papel na geração de receitas, no aumento de oferta de empregos e no atendimento das demandas de consumo das famílias, todos esses fatores resultam em um setor de grande relevância para o crescimento econômico brasileiro.
Foto de destaque: Pessoas fazendo compras em loja (Reprodução/site/vermelho.org)