Tratamento em dose única contra o HIV chega a farmácias em todo o país

Victor Kallut Por Victor Kallut
2 min de leitura

O Ministério da Saúde informou que concluiu a distribuição de medicamento em dose única para o tratamento de pacientes com HIV/Aids. O comprimido é a combinação de dois antirretrovirais já utilizados para combater o vírus: o dolutegravir 50mg e o lamivudina 300mg. No total, os estados e o Distrito Federal receberam cerca de 5,6 milhões de unidades do medicamento.

Comprimido vem para substituir tratamento com dois medicamentos

Até a década de 1990, tratamentos contra retrovirais eram considerados efeitos se fossem compostos por ao menos três medicamentos diferentes. Posteriormente, o número foi reduzido para dois, mas ainda é comum o uso de combinações envolvendo diferentes classes de medicamentos no combate da doença. O novo remédio abre a possibilidade dos pacientes tratarem o vírus com uma única dose por dia.



Chamado comercialmente de Dovato, medicamente vem para substituir tratamento em dose dupla contra retrovirais (Foto: reprodução/Business Wire/AP News)


Saiba quem poderá usar

Segundo o Ministério da Saúde, a mudança de terapia feita com dois comprimidos para apenas um, deve ser feita de maneira gradual e contínua, devido à atual disponibilidade do medicamento. Podem ser incluídos na transição aqueles pacientes com idade igual ou superior a 50 anos, que tenham adesão regular e com carga viral menor que 50 cópias/mL conforme o resultado do último exame. Além disso, a terapia com dois comprimidos deve ter sido iniciada antes do dia 30 de novembro de 2023.

No entanto, a pasta informou que os critérios para a ampliação do público contemplado com o modelo de tratamento em dose única podem ser revistos daqui a seis meses. Durante esse tempo, eles irão observar a tendência de crescimento nas prescrições do novo comprimido, além da sua disponibilidade no estoque da rede.

Foto destaque: novo medicamento em dose única contra o HIV foi distribuído em farmácias por todo o país (Reprodução: James Yarema/Unsplash)

Deixe um comentário

Deixe um comentário