Bill Gates faz declarações contundentes sobre IA

Helena Espírito Santo Por Helena Espírito Santo
4 min de leitura

Na última terça-feira (16), o empresário e um dos fundadores da Microsoft, Bill Gates, foi entrevistado em um programa da CNN, onde fez previsões sobre a Inteligência Artificial, em que ela tornaria mais fácil a vida de todos nos próximos cinco anos, e afirma que não se deve ter medo delas, pois elas auxiliarão em tarefas que as pessoas não gostam e até mesmo gerar novos empregos.

A preocupação que cerca ao redor da diminuição de admissões de pessoas, inclusive, em ofícios que podem ser realizados pela tecnologia/robôs é algo constante para a população mundial; como informou o Fundo Monetário Internacional (FMI), que apenas esta semana, aproximadamente 40% dos cargos mundiais poderão ser lesados pelo crescimento da inteligência artificial (IA).  

Na entrevista ao jornalista e escritor, Fareed Zakaria, o empresário concorda parcialmente com esses dados e afirma que historicamente, com cada tecnologia criada, surge o medo do novo e logo novas oportunidades.


Foto: Fareed Zakaria e Bill Gates. (reprodução/ CNN)


Ele exemplificou sua teoria, trazendo a produtividade agrícola no século XIX, em que a população na época, sentiu receio com as novidades trabalhistas, e mesmo naquele tempo, possibilidades foram feitas e o mundo está bem melhor atualmente, do que quando o trabalho agrícola era o forte, e é dessa mesma forma, que será o futuro dos empregos.

ChatGPT 4.0

Uma das vantagens apresentadas pelo CEO, é que a IA auxiliaria em receitas fornecidas por médicos, já que ele deduz que esses especialistas não gostam de escrever, e ainda favoreceria os pacientes que muitas vezes não compreendem os remédios prescritos; ele também declarou que não há necessidade de adquirir um novo computador e que no acesso a inteligência será feito pelo dispositivo que a pessoa já conectou com a sua internet.

O laboratório de pesquisa OpenAI, tem trabalhado nas melhorias do ChatGPT 4.0, e essas mudanças trouxeram aspectos como “essencialmente ler e escrever”, então seria como se a pessoa tivesse um tutor, para assessorar em questões de saúde e TI (como fornecer um código e um suporte técnico).

Bill Gates se mostra entusiasmado com a ideia de integração dessa tecnologia na educação e na saúde, descrevendo como algo que será “fantástico”; o objetivo do filantropo é diminuir a diferença educacional e de saúde entre países pobres e ricos, pois segundo ele: “Afinal, a escassez de médicos e professores é muito mais aguda na África do que no Ocidente”.

Zelo aos menos favorecidos

A lista anunciada pela Bloomberg em 2023, demonstrou que Bill Gates alcançou o 4º lugar como a pessoa mais rica do mundo, com aproximadamente R$700 bilhões; ele alcançou essa posição, devido ao seu comprometimento em doar parte de seu dinheiro, à fundação que criou com sua ex-esposa, Melinda French Gates, há 20 anos atrás.


Foto: Fundação Bill & Melinda Gates. (reprodução/ Lembi/ Shutterstock / Olhar Digital)


O empresário disse na entrevista:  “tenho dinheiro mais do que suficiente para meu próprio consumo…Estou conseguindo descer na lista e ficarei orgulhoso quando cair completamente”.

Em 2022, Bill divulgou que a fundação deve doar cerca de R$44 bilhões anualmente até 2026; e está animado com o impacto que terá nas instituições nas quais ele ajuda.

Foto Destaque: Bill Gates. Reprodução/ Instagram/ @thisisbillgates

Deixe um comentário

Deixe um comentário