O iPod nasceu por causa de um ato ousado de Steve Jobs que decidiu investir no mercado da música em uma época que ainda não existia um mercado de música streaming, igual temos hoje. E para deixar os Walkmans e os Pendrives para trás, o novo produto de Jobs tinha características que mudariam a história e a maneira de se ouvir música.
Pequeno, mas com uma grande capacidade de armazenamento, bateria durável, qualidade de áudio, e interface inteligente, foram alguns dos fatores que fizeram do iPod um grande símbolo da nova moda de consumo digital. No dia 23 de outubro de 2001 a Apple lançou o primeiro modelo de iPod. Jobs resolveu fazer esse investimento no mercado da música porque ainda não havia grande concorrência.
Agora os fãs precisarão se acostumar com a vida sem novidades ou atualizações do iPod. Depois de vinte anos a Apple informou que vai descontinuar o aparelho que tem mais de duas décadas de histórias se transformou na identidade musical de uma geração. O sucesso do dispositivo deflagrou uma evolução absurda na que hoje é atualmente a maior companhia do mundo quando o assunto é valor agregado.
iPod se aposenta depois de uma carreira onde precisou superar inumeros concorrentes, inclusive dentro casa com olançamento do iPhone. (Foto: Reprodução/CorreioBraziliense).
Mas nem tudo está perdido e os mais apaixonados ainda terão o iPod Touch, que vai ser única versão à venda do aparelho que toca música da Apple. A empresa da maçã informou que a loja vai continuar vendendo os aparelhos até se encerrarem todos os seus estoques, informou a empresa por meio de uma postagem no seu blog, ontem (10).
Depois que introduziu o iPod no mercado em 2001, a Apple precisou encarar uma enxurrada de concorrentes ávidos até serem atropelados pelos iPhones, dentro da própria Apple, sofreu o conhecido como fogo amigo. E se já não bastasse a concorrência dentro da mesma empresa, os smartphones e os streamings de música online ajudaram a decretar o ocaso do iPod no mercado.
Não se pode dizer que nosso querido iPod não foi guerreiro, ele passou por inúmeras versões desde seu lançamento quando o tocador de música podia armazenar 1.000 músicas e sua bateria durava 10 horas. A última versão, o iPod Touch, que era fabricada até ontem, teve seu lançamento no mesmo ano do iPhone, 2007. As vendas do iPod deixaram de ser reportadas em 2015.
Foto destaque: Reprodução/FrancePresse.