Fugitivos de Mossoró: após 50 dias, PF consegue prender detentos

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
3 min de leitura
Fugitivos de Mossoró (Foto: reprodução/PolíciaFederal)

Nesta quinta-feira (04), a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal realizaram a recaptura de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento – os dois detentos que fugiram na Penitenciária Federal de Mossoró em fevereiro deste ano.

Ao todo, as autoridades levaram 50 dias para localizá-los e prendê-los novamente. Rogério e Deibson estavam escondidos em Marabá, cidade localizada na região Sudeste do Pará e com uma distância de aproximadamente 1.600 quilômetros de Mossoró.

Relembre o caso  

No dia 14 de fevereiro de 2024, foi reportado o sumiço dos dois presidiários. Na época, a penitenciária estava passando por algumas obras internas e os detentos conseguiram acesso as ferramentas utilizadas para o trabalho. Rogério e Deibson quebraram uma das paredes das celas e fugiram pelo telhado.


fugitivos de mossoro
Retrato de Rogério e Deibson no momento na prisão (Foto: reprodução/Iapen-AC/Estadão)

Ambos integravam a facção criminosa do “Comando Vermelho”. Deibson estava condenado a 74 anos de prisão por infração de delitos como, tráfico, assalto, homicídio e organização criminosa. Já Rogério deve cumprir a pena de 81 anos pelos mesmos crimes.

Como foi feita o processo de busca pelos detentos

Uma força-tarefa foi criada para que o sistema de buscas fosse o mais eficiente possível. Em um primeiro momento, as buscas estavam focadas apenas pelas redondezas de Mossoró, e contou com o apoio de forças como a Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado.

Dois dias após o ocorrido, foram encontrados roupas velhas e objetos pertencentes a dupla. Rogério e Deibson chegaram a invadir três casas durante os 50 dias para se esconderem das autoridades. Em uma destas residências, eles fizeram uma família inteira de refém, além de roubar dois celulares e levar algumas unidades de alimentos.

Na manhã desta quinta-feira (4), a operação se intensificou após a Polícia Rodoviária Federal receber uma notificação de que Rogério e Deibson iriam atravessar para uma outra cidade vizinha chamada Tailândia. No entanto, a fuga foi evitada à medida que a polícia conseguiu fechar as duas vias da ponte que liga as regiões.

Além dos principais procurados, autoridades também prenderam cerca de 14 pessoas que auxiliaram o processo de fuga dos criminosos. Segundo fontes compartilhadas com a TV Globo, Rogério e Deibson devem retornar para o presídio de Mossoró em breve.

Deixe um comentário

Deixe um comentário