NASA faz transmissão ao vivo de astronauta voltando à Terra após mais de 200 dias

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura
Foto Destaque: astronauta Loral O'Hara se recuperando após o pouso bem-sucedido (Reprodução/X/@NASA)

Neste sábado (6), a NASA realizou uma transmissão ao vivo no X (antigo Twitter) divulgando o retorno da astronauta Loral O’Hara à Terra após 204 dias no espaço. O evento marca o encerramento de uma pesquisa de 6 meses na Estação Espacial Internacional (ISS), e foi acompanhado de outros tripulantes.

Também voltaram à Terra o astronauta russo Oleg Novitskiy (não da NASA, mas sim da Roscosmos), e a participante Marina Vasilevskaya, que é a primeira mulher da Bielo-Rússia após ter sido selecionada para o projeto “Belarusian Woman in Space” em 2022. Os dois passaram 14 dias no espaço durante este voo, mas no total Novitskiy já contabilizou 545 dias registrados no espaço, durante quatro voos.

Os três realizaram a descida na espaçonave Soyuz MS-24, e pousaram de paraquedas na estepe do Cazaquistão, a sudeste da cidade de do Dzhezkazgan, aproximadamente às 4:15 da manhã (horário de Brasília). Além de ser transmitida nas redes sociais (X e YouTube), a cobertura ocorreu no site da agência espacial e no seu aplicativo, NASA+.



Campanha Artemis

Loral O’Hara já afirmou em uma palestra TEDx de 2015 que sempre quis ser uma astronauta, desde ao menos os 8 anos de idade. Em junho de 2017, foi selecionada pela NASA a integrar na turma de próximos tripulantes. Em setembro de 2023, ela foi lançada ao espaço.

Em seu tempo trabalhando para a agência espacial, Loral integrou em vários projetos relacionados à Campanha Artemis, que pretende trazer os Estados Unidos de volta à Lua antes do final da década. Entre as suas colaborações, O’Hara realizou o extenso monitoramento de saúde cardíaca, tratamentos de câncer e técnicas de fabricação espacial durante sua estadia no laboratório em órbita.

Corrida espacial

São pesquisas científicas de valor crescente em anos recentes, com a volta da corrida pela avanço tecnológico no setor astronômico. Trata-se do único setor onde os Estados Unidos (NASA) e a Rússia (Roscosmos) ainda mantém projetos colaborativos após a invasão da Ucrânia.

Além desses dois países, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) recentemente pousou uma sonda na Lua, sinalizando que vários países podem estar na disputa para dominância da última fronteira. São importantes menções também a Índia, e a China, dois países que podem ultrapassar os EUA na corrida espacial.

Deixe um comentário

Deixe um comentário