Conheça a “Teoria do sapato errado” e aprenda a usá-la no dia a dia

Nia Franca Por Nia Franca
3 min de leitura
Foto de destaque: Conheça a teoria do "sapato errado" (Reprodução/Instagram/@sabrinacarpenter)

A “Teoria do sapato errado” nada mais é do que uma quebra visual estratégica de espectativa. Trata-se de um truque onde o ponto chave seria esse “erro” proposital na composição de um look, onde o sapato não combina com o resto do visual e acaba gerando certo estranhamento, e ao mesmo tempo, trazendo um forte posicionamento de moda capaz de transformar qualquer look básico em algo estiloso e original.


Gkay ( Foto: reprodução/Instagram/@gessicakayane)

Aquele que normalmente seria o último que você escolheria e que, teoricamente, não tem nada a ver com o look”, explica Amanda Muniz. “Esse sapato supostamente ‘feio’ e ‘nada a ver’ quebra a expectativa e foge do combo da previsibilidade”.


Marcela
Marcela Carrasco (Foto: reprodução/Instagram/@marcelacarrasco)

Origem

A teoria foi criada pela stylist americana Alison Bornstein a partir de sua visão de moda observando as composições de famosas como Hailey Bieber e Bella Hadid, ambas ícones fashions da nova geração. A primeira, apesar de investir em sua maioria nos looks cleans e mais básicos, costuma quebrar com sapatos pesados e tratorados que muitas vezes não combinam com o resto do visual. A segunda, Hadid, conhecida por combinações inventivas e criativas adora quebrar os looks com sapatos totalmente fora do esperado para a proposta visual de suas peças, criando uma imagem forte e única a cada um dos seus looks.


Hailey Bieber (Foto: reprodução/Instagram/@haileybieber)

Trabalhando com clientes e analisando o estilo das nossas celebridades favoritas, percebi que o que torna um look interessante é a adição de acessórios que parecem um pouco desconexos ou que não combinam com a vibe do resto do look”, completou Allison em entrevista à Vogue britânica.

Como botar em prática

Uma das dicas é apostar no “hi-lo” ( alto – baixo) que nada mais é do que misturar peças despojadas com peças mais clássicas e polidas, como um vestido floral esvoaçante com uma bota pesada, ou um look de escritório com um blazer e um tênis esporte, trazendo um conceito oversized. Tudo isso trazendo uma imagem forte que faz com que as peças se destaquem isoladamente.

Seguir
Escritora e redatora
Deixe um comentário

Deixe um comentário