Onda de calor devastadora mata 33 pessoas em meio a eleições na Índia

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
3 min de leitura
Foto destaque: calor vem afetando pais asiático (reprodução/Kabir Jhangiani/NurPhoto/ Getty Images embed)

Com a onda de calor nos estados indianos de Bihar, Uttar Pradesh e Odisha, pelo menos 33 pessoas morreram. As autoridades disseram que a onda de calor deve continuar durante o dia de hoje.

Verão particularmente quente

A Índia enfrenta um verão particularmente quente, o país está passando por uma forte onda calor nos últimos dias. Na área de Nova Délhi, as temperatura subiram para 52,9°C, e essa é a temperatura mais quente registrada durante a semana no país.

No entanto, mesmo com a previsão de queda nas temperaturas, os dias ainda devem permanecer muito quentes. A onda de calor está prevista para continuar na região leste do país, onde deve permanecer pelos próximos dois dias.

Ainda segundo as autoridades, apenas no estado de Bihar, morreram quatorze pessoas, sendo que entre elas, dez estavam incluídas na organização das eleições nacionais que atualmente estão em andamento no país. Isso ocorreu principalmente devido aos funcionários eleitorais terem que ficar de plantão o dia todo, muitas vezes ao ar livre.


Onda de calor vem afetando o país (Foto: reprodução/AFP/Noah Sheelam/Getty Images Embed)


Já no estado mais populoso do país, Uttar Pradesh, nove funcionários eleitorais, incluindo seguranças, morreram na última sexta-feira (31). De acordo com Kamal, diretor da faculdade de medicina onde esses funcionários foram levados, “Eles tinham febre alta quando chegaram. Pode ter sido devido à insolação. No momento, estamos tratando pelo menos 23 pessoas do serviço eleitoral”.

A última fase da votação está programada para ser realizada hoje, com os votos sendo contados na próxima terça-feira. Como forma de prevenção, o governo do estado de Odisha aconselhou as pessoas a evitarem atividades ao ar livre entre as 11h e 15h, quando as temperaturas devem atingir o seu pico.

Humanos não são os únicos afetados

Os humanos não têm sido os únicos afetados, com registros de alguns macacos e pássaros selvagens desmaiando ou adoecendo em Nova Délhi. No entanto, no zoológico local, os mais de 1.200 ocupantes contam com piscinas e irrigadores para aliviar o calor.

Atualmente, a capital indiana teve temperaturas chegando a 45,4°C na tarde da última sexta-feira (31). A primeira morte relacionada ao calor foi registrada ainda nesta semana, que foi agravada por uma escassez de água que a capital vem enfrentando.

Deixe um comentário

Deixe um comentário