Este ano temos eleições e os partidos estão a todo vapor realizando propagandas políticas dos seus respectivos candidatos à presidência da república. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é o segundo partido que mais obtém gastos em anúncios políticos no Google Brasil, somente atrás do site de streaming Brasil Paralelo, segundo um relatório de transparência divulgado pela plataforma.
Presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto/Reprodução: Folha de S. Paulo
Os anunciantes são partidos políticos, pessoas físicas e jurídicas e os gastos com anúncios de políticos na plataforma já ultrapassaram o valor de R$1,35 milhão de reais este ano e fora do intervalo de propaganda eleitoral, ao todo já foram contabilizados 1.994 anúncios. A partir da década de 2010, a internet passou a ser um elemento central de campanhas políticas.
A divulgação dos números é feita desde 17 de novembro de 2021 através do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, a página foi criada para dar mais transparência sobre publicidade eleitoral exibida por meio de todas as plataformas da empresa, após um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. O Google atualiza diariamente o valor investido por empresas ou partidos políticos.
Em um comunicado feito pelo diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil, Marcelo Lacerda, afirma que a ferramenta criada pela plataforma tem como intuito fazer com que os eleitores saibam quem é quem está fazendo campanhas para as eleições deste ano.
“Em outubro, os brasileiros vão às urnas para mais uma Eleição e, como parte de nosso compromisso com a integridade do processo eleitoral no Brasil, temos trabalhado em uma série de novidades para conectar os eleitores com informações importantes […] e, assim, permitir uma participação social mais informada“, disse Marcelo.
São levados em conta publicidades de candidatos, anúncios contratados para aparecer na primeira página de busca com destaque, no Youtube – Plataforma de vídeos que também pertence ao Google – e em uma rede de sites parceiros da empresa.
O Brasil Paralelo, produtora de filmes e serviço de streaming com assinaturas mensais de R$99, é o que mais obteve gastos com publicidade da lista, o site segue um viés de direita, com muitos apoiares do presidente Jair Bolsonaro (PL), realizou um investimento de 410 mil em propaganda politica. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é o segundo maior anunciante da plataforma com gastos de 241 mil investidos, seguido pelo PSB-RJ que teve um financiamento de 180 mil em anúncios no Google Brasil. União Brasil Nacional 109 mil reais e Thiago Barros Rodrigues Costa, empresário que promove pesquisas relacionadas à avaliação do governo de Bolsonaro, gastou 86 mil, completando a lista no ranking dos cinco maiores investidores na plataforma.
Confira abaixo a lista completa de investidores, que inclui, ainda, partidos políticos e pessoas físicas:
- Brasil Paralelo – R$ 410 mil
- PSDB nacional – R$ 241 mil
- PSB (RJ) – R$ 180 mil
- União Brasil nacional – R$ 109 mil
- Thiago Barros Rodrigues Costa – R$ 86 mil
- Newsletters Digital A Voz do Brasil – R$ 82 mil
- MDB nacional – R$ 59,5 mil
- PP nacional – R$ 31,5 mil
- União Brasil (AL) – R$ 30 mil
- PT nacional – R$ 16,5 mil
Foto destaque/Reprodução: TSE