RIO DE JANEIRO – O PL (Partido Liberal) oficializa em convenção a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição no próximo domingo (24), em evento com expectativa de reunir cerca de 12 mil apoiadores do mandatário. O evento acontece no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, berço político do ex-capitão.
Com o slogan da coligação “Pelo Bem do Brasil”, a coligação deve imprimir as cores verde e amarelo e ressaltar a tese utilizada pelo mandatário desde março, que supõe a existência de uma luta entre o bem e o mal. A cerimônia, prevista para durar algumas horas, também deve ter dupla sertaneja e até cabine para os mais jovens gravarem TikTok.
Mateus e Cristiano cantarão o hino nacional e o jingle da campanha, “capitão do povo”. “É o capitão do povo que vai vencer de novo/ Ele é de Deus, e pode confiar/ Defende a família e não vai te enganar”, diz estrofe da canção.
Candidatos fluminenses, dirigentes do PL, como Valdemar da Costa Neto, e todo o clã Bolsonaro devem estar presentes no palanque da cerimônia. Apenas o presidente discursará – aliados o aconselharam a evitar ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro. O foco, segundo interlocutores, deve ser nos programas sociais colocados na rua pelo governo federal, como o Auxílio Brasil.
Cerimônia acontece no Maracanãzinho; expectativa é reunir mais de 12 mil apoiadores. Reprodução/PL/Sympla
A convenção deve destacar, ainda, o slogan “liberdade e fé”, palavras consideradas marcantes para o governo e o presidente. A expectativa é que Bolsonaro explore no discurso o tema do slogan e os mais diferentes assuntos e temas que enalteçam sua candidatura, principalmente com falas propositivas sob ações e realizações de seu governo, conforme estratégia traçada entre o núcleo de campanha e o governo federal.
A primeira-dama, Michelle, considerada peça-chave pela campanha, foi convidada a discursar, mas ainda não confirmou se o fará, segundo relatos. Evangélica, ela é vista como um bom cabo eleitoral do mandatário entre as mulheres, fatia do eleitorado em que ele mais precisa melhorar seu desempenho. Pesquisa do Datafolha de junho mostra que 61% deste segmento rejeita o presidente.
A abertura dos portões será às 8h22 e a presença de Bolsonaro está prevista para 11h22. O anúncio da convenção nacional do PL estimula os convidados a irem de verde e amarelo. O evento deve ter um palco em “T” para que Bolsonaro ande na passarela no meio do público; área de imprensa, na pista; duas áreas VIPs, sendo uma para autoridades eleitas e outra para candidatos apoiados, na pista; e uma área reservada para as caravanas de apoiadores, na arquibancada.
CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS: O QUE SÃO?
As convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos e federações. Nelas, são definidas as candidaturas, bem como a formação ou não das coligações. No caso das coligações eleitorais deste ano, os partidos e federações definem seus candidatos de 20 de julho a 05 de agosto. Escolhidos os nomes, as siglas têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
Foto destaque: Bolsonaro oficializa candidatura à reeleição no Rio de Janeiro. Alan Santos/PR