Com a vitória sobre o Bahia por 2 a 1, na última quinta-feira (21), no Maracanã, o Flamengo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Após a partida, o treinador Tite concedeu uma entrevista coletiva e reclamou do calendário de jogos.
Na coletiva, o técnico elogiou a partida do rubro-negro em meio aos desfalques causados pela convocações do Uruguai e do Chile para a Copa América.
Tite também discordou sobre o tempo de descanso que o Fluminense teve. O adversário do Flamengo jogou na quarta-feira (19) e terá um dia a mais para descansar antes do clássico no domingo (23).
O técnico relembrou que o Fluminense é o atual campeão da Copa Libertadores e demonstrou preocupação com a parte física dos jogadores. “Tem atletas que vão estourar porque vão jogar em menos de 72 horas. Vai estourar lesão, joelho, tornozelo. Isso prejudica o clube, prejudica uma campanha, o atleta individualmente”, disse Tite.
O ex-treinador da Seleção Brasileira também questionou Julio Avellar, responsável por organizar o calendário de partidas e diretor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Ele tem que cuidar direitinho da sua atividade, da organização e do tempo de descanso das equipes. Cuidado. Vou dar de novo o nome: Julio Avellar. Faça as coisas corretas”, indagou Tite.
Apoio na reclamação
O gerente de futebol Luiz Carlos reforçou o questionamento de Tite sobre o intervalo dos jogos do Flamengo. Segundo ele, o rubro-negro é o time mais prejudicado com as convocações para a Copa América.
O Flamengo perdeu 5 jogadores para as Seleções. Arrascaeta, De La Cruz, Matias Viña e Varela foram convocados pelo Uruguai. Erick Pulgar está com a Seleção Chilena.
Luiz Carlos afirmou que “são 11 jogos que vamos ter esse desequilíbrio sem os selecionáveis. Isso vem acarretando atletas sendo expostos, correndo riscos de lesões. Vamos agora para o segundo jogo em que jogamos com 66 horas de intervalo”. O gerente pediu mais cuidado e atenção com o clube.
Agradecimento aos torcedores
Ainda na coletiva, Tite mencionou e agradeceu o apoio que os rubro-negros dão ao time em campo. O treinador afirmou que, apesar das vitórias, compreende as críticas da torcida.
Em sua fala, Tite disse que não há falta de vontade entre os jogadores. “Falta de vontade não é um adjetivo que se emprega para o futebol. A manifestação do torcedor nós temos que compreender, não é porque vencemos que está tudo bem, tem coisas a melhorar”, afirmou. O Flamengo encara o Fluminense neste domingo (23), como visitante no Maracanã.