Conheça os 4 atributos que os influencers do Brasil usam como diferencial

Pablo Alves Por Pablo Alves
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Com certeza se hoje fosse criada uma cadeira de graduação na área de Influenciadores digitais ela seria uma das mais procuradas dentro das faculdades, cursos politécnicos e onde mais tivesse brecha para isso. Uma pesquisa realizada pela Creator Economy, plataforma focada no segmento, evidenciou que 84% do nicho é compreendido por influenciadores com idades entre 20 e 40 anos, isso deixou claro que a maioria pertence as gerações Y e Z, e apesar de alguns deles ganharem muito dinheiro, esse não é o propósito de vida dessa galera.

O que mais impulsiona o brasileiro influenciador é o ânimo de construir seu próprio empreendimento, foi o que mostrou estudo da plataforma voltada para o segmento de Creator Economy (Economia Criadora), onde 580 produtores de conteúdo no Brasil foram ouvidos. “Elaboramos essa pesquisa para entender com mais profundidade as criadoras e criadores do Brasil para saber como eles se veem no mercado, onde estão, quem são e quais são as maiores dificuldades na hora de monetizar seus conteúdos”, afirma Alexandre Alvares, executivo chefe (CEO) da Livus.


O que motiva os criadores de conteúdo e quais seus objetivos financeiros. (Foto: Reprodução/BlogLastLink).


A justificativa e as finanças

Do número total de participantes que responderam a pesquisa, 82% visa como meta construir um empreendimento digital que se torne a principal renda, e a maioria já conseguiu chegar onde queria, ou se encaminha para alcançar esse status com muito planejamento. Ter um negócio próprio é o sonho da maioria, 51,78% dos produtores de conteúdo usam como seus principais incentivadores: 1) Conquistar autonomia; 2) fazer do que ama sua fonte de renda; 3) usufruir o tempo de vida com mais qualidade. Mas a grande verdade é que isso ainda não aconteceu para a maioria dos participantes da entrevista, isso porque 60,53% afirmam terem o desejo de ganhar entre R$ 5.000 e R$ 20.000, ou seja nem 23% estão nessa categoria.

 

 

Protagonistas e nichos de atuação

Na pesquisa se observou que 84% dos influenciadores tem idade entre 20 e 40 anos, pertencendo às gerações Y e Z, onde a noção de sucesso não é ligada a segurança financeira. Todos nestas gerações ja se habituaram a rapidez das redes sociais, questionam os procedimentos mais tradicionais e procuram estruturar a vida profissional de uma forma diferente do paradigma anterior. Fizeram parte da pesquisa influencers que moram fora e dentro do Brasil, 76,75% estão localizados em oito unidades federativas, são elas São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, apenas 3,87% residem no estrangeiro.


Atrair novos seguidores, como fazer isso, eis a questão. (Foto: Reprodução/PortalBitcoin).


Atrair novos seguidores e monetizar

Todos querem monetizar com seu conteúdo objetivando a independência nas finanças. Mas apesar disso, somente 32,87% dos avaliados afirmam conseguir monetização com a produção de seus conteúdos para seu público. Outra possibilidade para os influenciadores é a venda de consultorias e mentorias ou workshops online, 57,7% conseguem faturar dessa forma. Já 76,33% desses criadores focam na conquista de novos clientes captados das redes sociais.

 

O que é um impedimento para monetização

Não basta possuir uma grande quantidade de seguidores, a verdade que a pesquisa revelou é que 59% dos criadores de conteúdos tem obstáculos no momento de monetizar com suas criações. A dificuldade número 1 é a fala de expertise no assunto, afligindo 24,27%, produzir tudo sozinho é o drama de 19,47%, ficando em segundo lugar, e criar propriamente o conteúdo é a pedra no sapato de 15,65% dos influenciadores, ocupando a vaga 3.

 

Foto destaque: Reprodução/Veja.

  

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