Conheça os 4 atributos que os influencers do Brasil usam como diferencial
Com certeza se hoje fosse criada uma cadeira de graduação na área de Influenciadores digitais ela seria uma das mais procuradas dentro das faculdades, cursos politécnicos e onde mais tivesse brecha para isso. Uma pesquisa realizada pela Creator Economy, plataforma focada no segmento, evidenciou que 84% do nicho é compreendido por influenciadores com idades entre […]
Com certeza se hoje fosse criada uma cadeira de graduação na área de Influenciadores digitais ela seria uma das mais procuradas dentro das faculdades, cursos politécnicos e onde mais tivesse brecha para isso. Uma pesquisa realizada pela Creator Economy, plataforma focada no segmento, evidenciou que 84% do nicho é compreendido por influenciadores com idades entre 20 e 40 anos, isso deixou claro que a maioria pertence as gerações Y e Z, e apesar de alguns deles ganharem muito dinheiro, esse não é o propósito de vida dessa galera.
O que mais impulsiona o brasileiro influenciador é o ânimo de construir seu próprio empreendimento, foi o que mostrou estudo da plataforma voltada para o segmento de Creator Economy (Economia Criadora), onde 580 produtores de conteúdo no Brasil foram ouvidos. “Elaboramos essa pesquisa para entender com mais profundidade as criadoras e criadores do Brasil para saber como eles se veem no mercado, onde estão, quem são e quais são as maiores dificuldades na hora de monetizar seus conteúdos”, afirma Alexandre Alvares, executivo chefe (CEO) da Livus.

O que motiva os criadores de conteúdo e quais seus objetivos financeiros. (Foto: Reprodução/BlogLastLink).
A justificativa e as finanças
Do número total de participantes que responderam a pesquisa, 82% visa como meta construir um empreendimento digital que se torne a principal renda, e a maioria já conseguiu chegar onde queria, ou se encaminha para alcançar esse status com muito planejamento. Ter um negócio próprio é o sonho da maioria, 51,78% dos produtores de conteúdo usam como seus principais incentivadores: 1) Conquistar autonomia; 2) fazer do que ama sua fonte de renda; 3) usufruir o tempo de vida com mais qualidade. Mas a grande verdade é que isso ainda não aconteceu para a maioria dos participantes da entrevista, isso porque 60,53% afirmam terem o desejo de ganhar entre R$ 5.000 e R$ 20.000, ou seja nem 23% estão nessa categoria.
Protagonistas e nichos de atuação
Na pesquisa se observou que 84% dos influenciadores tem idade entre 20 e 40 anos, pertencendo às gerações Y e Z, onde a noção de sucesso não é ligada a segurança financeira. Todos nestas gerações ja se habituaram a rapidez das redes sociais, questionam os procedimentos mais tradicionais e procuram estruturar a vida profissional de uma forma diferente do paradigma anterior. Fizeram parte da pesquisa influencers que moram fora e dentro do Brasil, 76,75% estão localizados em oito unidades federativas, são elas São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, apenas 3,87% residem no estrangeiro.

Atrair novos seguidores, como fazer isso, eis a questão. (Foto: Reprodução/PortalBitcoin).
Atrair novos seguidores e monetizar
Todos querem monetizar com seu conteúdo objetivando a independência nas finanças. Mas apesar disso, somente 32,87% dos avaliados afirmam conseguir monetização com a produção de seus conteúdos para seu público. Outra possibilidade para os influenciadores é a venda de consultorias e mentorias ou workshops online, 57,7% conseguem faturar dessa forma. Já 76,33% desses criadores focam na conquista de novos clientes captados das redes sociais.
O que é um impedimento para monetização
Não basta possuir uma grande quantidade de seguidores, a verdade que a pesquisa revelou é que 59% dos criadores de conteúdos tem obstáculos no momento de monetizar com suas criações. A dificuldade número 1 é a fala de expertise no assunto, afligindo 24,27%, produzir tudo sozinho é o drama de 19,47%, ficando em segundo lugar, e criar propriamente o conteúdo é a pedra no sapato de 15,65% dos influenciadores, ocupando a vaga 3.
Foto destaque: Reprodução/Veja.
