Uma fábrica de artigos explosivos militares, acabou explodindo e causando um incêndio na região de Bergerac, a Sudoeste da França, nesta quarta-feira (3). De acordo com informações, oito pessoas ficaram feridas, e uma delas se encontra em estado grave.
A explosão aconteceu na fábrica de explosivos militares Eurenco (Foto: Reprodução/Reuters/Direitos Reservados)
Essa empresa, nomeada de Eurenco, produzia nitrocelulose para munições militares e explosivos, além de combustíveis e de carburantes. Segundo o prefeito de Bergerac, o edifício armazenava pelo menos duas toneladas de nitrocelulose.
Nitrocelulose é um composto químico, muito usado na fabricação de detonadores elétricos e o aspecto se assemelha ao de um algodão ou a um líquido gelatinoso ligeiramente amarelado, ou incolor com odor.
O resgate contou com a ajuda de cinco ambulâncias, dois helicópteros e sessenta bombeiros participando. Além disso, no local onde aconteceu a explosão, se encontravam outras 40 pessoas, e 35 delas apresentaram sintomas de intoxicação por fumaça. As causas do incidente ainda estão sendo apuradas.
A prefeitura soltou um comunicado um pouco mais cedo, informando que a população ficasse longe do local, mesmo com o incêndio já controlado. Mas depois, por volta das 17h00 locais, o Chefe do poder executivo municipal, Jonathan Piroleaud, anunciou que a área já estava totalmente segura e afastada e qualquer risco contra novos incidentes.
O hospital de Bergerac junto com a prefeitura , acionou um ‘plano branco’, para aumentar a capacidade de internamentos, e pode atender o máximo de pessoas possíveis
Bergerac é conhecida, por ficar localizada em Dodonha, no Périgord roxo, região da Nova Aquitânia. É famosa por seus bons vinhos, com suas 13 denominações de origem controlada. A cidade histórica ganhou notoriedade pelo personagem Cyrano de Bergerac, que protagonizou na peça do teatro homônima de Edmond Rostand, um dramaturgo francês.
Foto destaque: Fábrica de artigos explosivos Eurenco. Reprodução/RTP