A inteligência artificial vem tomando cada vez mais espaço como uma frente do avanço tecnológico. Mesmo que cause “medo” para algumas pessoas, ela tem de mostrado útil para a maioria. Celulares, carros e computadores são ótimos exemplos de tecnologia de inteligência artificial que funcionam muito bem hoje em dia, e existem até mesmo casas inteligentes.
Mas e se toda essa tecnologia estivesse ligada à criação de gado? É isso que acontece quando a medicina humana beneficia a criação de animais. A inteligência artificial na medicina tem sido um grande avanço, e agora também está caminhando para auxiliar pecuaristas a cuidar da melhor forma dos seus rebanhos.
Mesmo com grande parte do foco da IA no campo, na análise, tem sido voltado a processos internos, o mundo real vida no campo vai muito além disso e pode ter outros sentidos, como o som emitido pelos animais. Na medicina humana, uma das principais e mais fáceis ferramentas de utilização é o raio-x. É por causa disso que a radiologia começou a usar a inteligência artificial para procurar cânceres em humanos.
Ferramenta Whisper on Arrival (Reprodução/Merck Animal Health)
“Como o uso de gravações de som para DRB não é tão difundido quanto a radiologia em humanos, não existe um grande banco de dados comparável para treinamento de sistema. Assim, utilizando recursos calculados a partir dos dados, o aprendizado supervisionado permite identificar elementos que devem ser utilizados para o reconhecimento do DRB. À medida que o conjunto de dados cresce, sempre procuraremos ver quais ferramentas adicionais podem ser usadas.”, disse o PhD e chefe da pesquisa e desenvolvimento global da Merck Animal Health Intelligence Technology Labs, Udi Cohen, que com os pesquisadores da Merck Animal Health, multinacional de saúde animal, percebeu que poderia utilizar microfones para captar os sons dos animais fragilizados pelo DRB e em seguida analisá-los para achar uma solução.
A forma de funcionamento não é um bicho de sete cabeças. O gado passa pela calha de trabalho e enquanto caminham, o Whisper on Arrival detecta bezerros sua responderão à terapia antimicrobiana para doenças bovinas. A expectativa da empresa é, à medida que as versões da máquina evoluam, esse equipe fique cada vez mais integrado a processos cada vez mais avançados que possam analisar de forma melhor as condições corporais dos bovinos.
Foto em destaque: Vaca malhada (Reprodução/Superinteressante)