A rede social Koo, que se destacou por sua proposta de conectar pessoas com base em sua língua nativa, anunciou o encerramento de suas operações nesta última terça-feira (02), por falta de recursos. A rede social foi fundada em março de 2020, pouco antes da pandemia da Covid-19; a plataforma enfrentou dificuldades financeiras que culminaram na decisão de fechar suas portas.
Motivos para o encerramento
Segundo comunicado de Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, a falta de recursos foi o principal motivo para o fechamento. Foi relatado a busca por investidores nos últimos dois anos, porém o ambiente de financiamento se tornou desfavorável, não apenas para a Koo, mas para outras startups.
A Koo veio para ser um concorrente direto do Twitter, oferecendo uma alternativa focada na interação baseada na língua nativa dos usuários. A rede alcançou mais de 60 milhões de downloads e mantinha uma base significativa de usuários, incluindo contas VIP e de editores. Mesmo assim, o desafio de se tornar financeiramente viável como uma plataforma de mídia social pesou sobre sua trajetória.
Usuários desapontados
No Brasil, a rede social ganhou popularidade em novembro de 2022, principalmente após Elon Musk assumir o controle do Twitter, o que fez com que os usuários buscassem alternativas em outras plataformas.
“Ao fechar, ficamos muito tristes por desapontar milhões de usuários que encontraram na Koo uma plataforma de interação valiosa”, lamentou a equipe da rede social, em um comunicado. “Administrar uma empresa de mídia social requer investimentos significativos ao longo de vários anos antes de se tornar lucrativa, e lamentavelmente, não conseguimos alcançar esse ponto a tempo“, conclui os fundadores da plataforma.
Com o recente encerramento da plataforma, os usuários da Koo, se mostraram desapontados nas redes sociais, lamentando o fim de um espaço que oferecia uma abordagem diferenciada na paisagem das redes sociais globais.