Nesta segunda-feira (8), Thiago Alcântara, brasileiro neutralizado espanhol, anunciou a sua aposentadoria do futebol, aos 33 anos. O meia está desde 2020 no Liverpool, e sofreu com lesões em sequência e disputou somente apenas um jogo na temporada. Algumas semanas atrás, o clube inglês anunciou que não iria renovar seu contrato, encerrado no dia 30 de junho.
Anúncio da aposentadoria
Thiago escreveu nas redes sociais: “estarei sempre disposto a retribuir o que me foi dado e sou grato pelo tempo que desfrutei. Obrigado, futebol. E a todos que me acompanharam e me tornaram um jogador e uma pessoa melhor ao longo do caminho”.
Carreira de Thiago
O meia é filho do ex-jogador Mazinho, campeão da Copa de 1994 com a seleção brasileiro, Thiago nasceu em San Pietro Vernotico, na Itália, quando seu pai jogava no Lecce. Com três anos, mudou-se para a Espanha, acompanhando a carreira do seu pai, que atuou no Valencia e, depois, no Celta de Vigo.
Thiago tinha duas opções de cidadania, além da brasileira, o jogador optou por defender a seleção da Espanha e disputou a Copa do Mundo da Rússia em 2018, e a Eurocopa de 2021. Ele esteve na lista preliminar da Espanha para o Mundial de 2014, no Brasil, porém, acabou sendo cortado devido a uma lesão no joelho. Ele tinha perdido a Eurocopa de 2012 e as Olimpíadas de Londres, no mesmo ano, também por causa de contusão.
Thiago foi revelado pelo Barcelona, e ajudou o clube a conquistar 10 títulos entre 2009 e 2013: quatro Campeonatos Espanhóis, mundial de Clubes, duas Supercopa da Espanha, uma Copa do Rei, uma Supercopa da Europa e a Champions League em 2009/2010. Na temporada de 2013, o meia se mudou para o Bayer de Munique, onde ganhou sete Bundesliga, duas Super Copa da Alemanha, quatro Copas da Alemanha e uma Champions League. Na temporada de 2020/21, deixou a Alemanha e foi jogar no Liverpool, onde ganhou uma Supercopa da Inglaterra, uma Supercopa da Europa e uma Copa da Inglaterra.