Aeroporto Salgado Filho terá abertura parcial a partir de outubro

Caio Pinheiro Por Caio Pinheiro
3 min de leitura
Aeroporto Salgado Filho após enchentes no RS (Foto: Reprodução/RicardoStuckert/PresidênciadaRepública)

Após uma reunião no Palácio do Planalto, o ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho, anunciou que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será reaberto parcialmente em outubro. “Agora no mês de outubro nós iremos reabrir parcialmente o Aeroporto Salgado Filho, com 50 voos diários. O que equivale a 350 voos semanais”, explicou o ministro. Silvio Costa Filho disse ainda que espera que o aeroporto esteja funcionando inteiramente até dezembro. A reabertura do aeroporto será feita em dois momentos. O ministro diz que a Fraport está trabalhando para liberar 1.700 metros da pista de pouso e decolagens até outubro. E em seguida, a empresa fará reparos nos 2 mil metros restantes para que o aeroporto volte a funcionar 100% até dezembro.Andrea Pal, CEO da Fraport no Brasil, esteve presente na reunião, e na coletiva disse: “Até outubro vamos finalizar. Infelizmente, a pista como a gente esperava se comprovou ser danificada, começamos já no sábado passado a fresagem do pavimento antigo e estamos trabalhando assim 24 horas.”

Fraport solicita recursos

O ministro de Portos e Aeroportos também disse na coletiva que a Fraport, empresa que administra o aeroporto Salgado Filho, solicitou o valor de R$ 700 milhões para reequilibrar o contrato de concessão. “Foi solicitado, no primeiro momento, um valor de R$ 700 milhões pela Fraport. Uma parte já esta consolidada pelas seguradoras, outras estão sendo discutidas juridicamente a formatação disso. Enquanto isso, o governo vai discutir a possibilidade do reequilíbrio ao lado da AGU e da TCU para que a gente possa ao final ter consolidada uma posição do governo” disse o ministro.


Aeroporto Salgado Filho
Aeroporto Salgado Filho (Reprodução/Fraport/Divulgação)

Enchentes no Rio Grande do Sul

Em maio deste ano, o Rio Grande do Sul registrou a maior enchente da história do Estado quando o Lago Guaíba na grande Porto Alegre alcançou uma elevação de 5,35 metros. Grande parte do Estado ficou devastada e até hoje não há dimensões do total impacto que a enchente causou. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há 182 mortos e o número de desaparecidos caiu de 31 para 29.

Deixe um comentário

Deixe um comentário