Rafael Paiva destaca Coutinho, mas pede paciência em readaptação ao Brasil

Bruno Martins Por Bruno Martins
6 min de leitura
Foto destaque: Rafael Paiva em entrevista coletiva (Reprodução: Leandro Amorim/Vasco)

Após cinco jogos invictos, o Vasco foi derrotado no Campeonato Brasileiro. No último domingo (21), a equipe do técnico Rafael Paiva sofreu dois gols de Hulk — ainda no primeiro tempo — e saiu da Arena MRV sem os três pontos.

A partida marcou a reestreia de Philippe Coutinho depois de 14 anos fora do Vasco, a volta de Alex Teixeira ao clube, além do primeiro jogo do atacante colombiano Emerson Rodríguez pela equipe cruz-maltina. 

Reestreia de Coutinho

Apesar da festa vascaína em ver o ídolo em campo, o resultado não foi favorável para o Gigante da Colina. O técnico Rafael Paiva comentou, em entrevista coletiva, sobre a primeira derrota depois de cinco partidas da equipe.


philippe coutinho reestreia pelo vasco
Philippe Coutinho fez sua reestreia pelo Vasco da Gama (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Paiva elogiou a entrada de Coutinho no jogo, falou sobre sua postura profissional durante os treinamentos, mas destacou que o jogador ainda precisa ganhar ritmo de jogo e garantiu que o meio-campista irá dar alegria para os torcedores.

“Coutinho é um atleta e uma pessoa maravilhosa. Ele é extremamente profissional e desde o primeiro dia se colocou à disposição para ajudar da melhor maneira possível. Respeitou todos os planos que colocamos para ele de treino e trabalho. Ele às vezes, treina na folga de outros atletas. É um jogador extremamente profissional. Mas também temos que ter paciência nessa readaptação. Coutinho é um jogador muito talentoso, mas há uma readaptação ao futebol brasileiro. Por enquanto tem sido tudo muito tranquilo, muito pelo profissionalismo do Coutinho. Tem sido muito prazeroso trabalhar com um jogador com essa história no futebol mundial, com o nível de profissionalismo que ele tem. Tem sido muito prazeroso. Eu tenho certeza que ele ainda vai dar muitas alegrias ao torcedor vascaíno. É ter paciência que as coisas vão acontecer.”

Para Paiva, Vasco merecia mais

Apesar do Atlético-MG ter construído a vitória ainda no primeiro tempo, Rafael Paiva afirmou que o Vasco merecia uma sorte melhor em Belo Horizonte. Para o treinador, o Vasco teve um bom volume de jogo, mas que não virou gol. No entanto, Paiva viu uma equipe que tentou o gol e destacou que time estava jogando no limite do erro.

“A gente veio muito preparado para pontuar aqui na Arena MRV. Sabíamos que iria ser importante. A maioria dos times vão perder pontos aqui na casa do Atlético e era importante pontuar, sempre buscando a vitória. Foi mérito do adversário. Pressão muito alta, eles não deixam você jogar, sufocam o tempo todo. Não tivemos tranquilidade, não foi falta de atenção. No segundo tempo, com dois a zero contra, tem que se arriscar mais. A gente merecia, pelo volume de jogo ali no segundo tempo, pelo menos um gol para tentar incendiar o jogo. Infelizmente o gol não veio, mas a gente fica pelo menos feliz pelo critério de continuar o equilíbrio, de tentar jogar, de tentar buscar o gol, de pisar no campo do adversário mais tempo.” 


Equipe do Vasco antes da partida contra o Atlético-MG
Equipe do Vasco antes da partida contra o Atlético-MG (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Próximo compromisso

Rafael Paiva também falou sobre o próximo compromisso do Vasco da Gama no Brasileirão. Para o treinador, a equipe tem que pensar jogo a jogo e ser mais intensa durante os 90 minutos.

“A gente pensa como todos os jogos. Vamos fazer o Vasco jogar, ser uma equipe intensa, que contagia, que rouba a bola o mais rápido possível, de defender compactado em alguns momentos. De tentar bloquear finalizações, cruzamentos, para tentarmos fazer o Léo Jardim trabalhar o menos possível. Mas ter equilíbrio para quando tivermos que jogar, ter o controle do jogo com a bola e machucar mais o adversário. É isso que vamos tentar fazer, vamos evoluir e tentar fazer com que os jogadores novos entendam nossa maneira de jogar. A gente sabe que precisa dar a resposta, buscar a vitória em mais um jogo muito complicado. Será o terceiro jogo fora de casa, mas isso não é desculpa para a gente. Vamos jogar sempre tentando evoluir, colocar o Vasco onde merece, buscando um jogo vistoso, mas tentando pontuar também.”

Como o jogo do Vasco contra o Cuiabá foi adiado, o próximo compromisso do Vasco será contra o Grêmio, equipe que o cruz-maltino enfrentou na primeira rodada do Brasileirão 2024. No próximo domingo (28), a equipe do Rio de Janeiro enfrentará o Grêmio fora de casa, às 16h.

Deixe um comentário

Deixe um comentário