Estudo confirma que tintas de tatuagem podem causar câncer

Felipe Yamauchi Por Felipe Yamauchi
3 min de leitura

Segundo um estudo feito pela Universidade do Estado de Nova York, algumas tintas que são usadas para colorir as tatuagens, podem conter certas substâncias químicas que podem ajudar a desenvolver o câncer no organismo humano. Esse estudo foi divulgado durante uma reunião na última quarta-feira 24, da Sociedade Americana de Química, no estado de Chicago.

“Ainda não sabemos qual é onde que os pigmentos se decompõem e essa é nossa preocupação. Pode ser que eles sejam seguros, mas o local da decomposição no nosso organismo é algo realmente preocupante”, contou um dos autores da pesquisa, o químico John Swierk para a equipe do Daily Mail.

Cerca de 56 tintas de diferentes marca e que são usadas na hora de colorir os desenhos na pele foram analisados. Dentre elas, haviam uma determinada quantidade delas, que tinham certas substâncias que não eram citadas nos rótulos e mais de 20 delas, poderiam se desfazer caso entrasse em contato com a radiação da luz solar.


Foto: Tinta de tatuagem na biqueira/ Reprodução: Hospital de Olhos de São Paulo


Como a “Food and Drug Administration” (Administração de Comidas e Medicamentos, em tradução), é como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, não acompanha a produção desse tipo de produto, não há muitas informações acerca dessas substâncias presentes na composição das tintas.

Esse estudo também avaliou o tamanho das partículas dessas 16 substâncias e quase metade delas, tinham partículas menores do que 100 nanômetros. Ou seja, elas poderiam “furar” a membrana das células do organismo, além disso causar danos às células por completo. “Quando essa entrada ocorre, ainda mais no núcleo das células, um dos problemas causados pode ser o câncer”, disse Swierk.

Recentemente em janeiro deste ano, a União Europeia criou uma lei que proíbe o uso da tintas azul e verde em qualquer tipo de tatuagem, pois a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA, em inglês), observou que há uma relação entre o diagnóstico de câncer em pessoas que fizeram tatuagens e usaram essas cores.

 

Foto Destaque: Pessoa fazendo tatuagem/ Reprodução: Agência Brasil/ Fabio Rodrigues Pozzebom

Deixe um comentário

Deixe um comentário