O cão robô Yellow, desenvolvido pela empresa Boston Dynamics, com a parceria da empresa de segurança SegurPro, fará a segurança do Rock in Rio deste ano. Yellow já foi utilizado durante a versão portuguesa do festival de música.
O robô tem uma série de plataformas embarcadas, além de conexão 5G e capacidade de coleta e envio de vários tipos de dados. O Yellow será utilizado em casos como desarme de bombas e conflitos, e um dos objetivos é diminuir os riscos aos seres humanos. O Robô de quatro patas será munido de câmeras e também monitorado. A comunicação será feita direto com o Centro de Controle Operacional da SegurPro (CCO).
A Cidade do Rock espera que, a partir de 2 de setembro, mais de 700 mil pessoas circulem pelo festival. O Rock in Rio também vai usar drones, câmeras térmicas e serviços de SMS com geolocalização.
Foto: Rock in Rio, Reprodução/Instagram
Boston Dynamics, a empresa responsável pela criação de Yellow, desenvolve vários modelos de robôs com funções de alto risco ou que coloquem a segurança de profissionais humanos em perigo. O objetivo é oferecer possibilidades para indústrias.
Os robôs da Boston Dynamics, que utilizam inteligência artificial da IBM, vêm sendo aprimorados nos últimos anos, não só no hardware, mas também no software. “Os algoritmos têm nos ajudado a testar e transformar os robôs também em grandes centrais de dados que medem o desempenho de vários equipamentos em uma fábrica, por exemplo, o que identificam falhas em operações, processos e sistemas”, disse Robert Playter, diretor da Boston Dynimics.
O Rock in Rio acontecerá nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. Os organizadores do evento estão cuidando dos mínimos detalhes para que o público presente possa aproveitar o festival com a máxima de segurança e com tecnologia de última geração.
Foto Destaque: Segurança cão robô Reprodução/ Twitter