SOS Global: chef da ONU emite pedido de ajuda para as ilhas do Pacífico

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: SOS Global: chef da ONU emite pedido de ajuda para as ilhas do Pacífico (reprodução/Philip Thurston/Getty Images Embed)

Na última terça-feira (27), o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que as temperaturas do oceano estão cada vez mais aumentando nas Ilhas do Pacífico. E em sua declaração o mesmo ressaltou que esse aumento vem acontecendo a uma taxa três vezes maior que a do resto mundo todo, e que a sua população foi “exposta exclusivamente” aos seus impactos com esse aumento do nível do mar.

Impacto para as ilhas do Pacífico

Ao falar com os repórteres em Tonga, no sul do oceano Pacifico, local onde o Fórum das Ilhas do Pacífico está sendo realizado, Guterres deu destaque às descobertas de um relatório que mostrou que a região Sudoeste do Pacífico foi a parte do mundo mais atingida pelo aumento do nível do mar. Sendo que em alguns lugares o impacto foi de até duas vezes mais que a média global nas últimas décadas, chegando a ser mais que o dobro em alguns locais. 


Ilhas do pacífico (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


O relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial mostrou que as temperaturas do oceano no Pacífico Sudoeste aumentam em até três vezes mais que a taxa mundial. Além de que as ilhas nessa região são muito mais expostas. E Guterres afirma que: “Sem cortes nas emissões globais, as Ilhas do Pacífico podem esperar um aumento adicional do nível do mar de 15 cm até 2050 e 30 dias por ano de inundações costeiras”. O chefe da ONU também pediu que os líderes globais aumentassem significativamente os investimentos em adaptação climática em países vulneráveis.

Emissão de um pedido de “SOS global”

O Secretário-Geral também ressaltou durante o fórum, dizendo: “Estou em Tonga para emitir um SOS global — Salvem Nossos Mares — sobre o aumento do nível do mar”. Em sua fala, António também comentou que o aumento do nível do mar amplifica a frequência e a gravidade das tempestades e inundações costeiras. E que tais inundações invadem comunidades costeiras, arruinando a pesca. “Danificam as plantações. Contaminam a água doce. Tudo isso coloca as nações das Ilhas do Pacífico em perigo”, detalhou Guterres.

Ademais, Guterres explicou como a água se expande à medida que esquenta, o que contribui para o aumento do nível do mar. Tais mudanças climáticas são os pontos principais das discussões na reunião com os 18 membros do Fórum das Ilhas do Pacífico. O fórum abrange nações ameaçadas por essa elevação do nível do mar. A própria anfitriã Tonga e a Austrália são exemplos de países afetados pelas mudanças climáticas.