Luis Zubeldía será julgado pelo STJD na próxima semana

Técnico argentino foi expulso contra o Athletico-PR em julho e pode pegar um gancho alto

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura
Foto destaque: Zubeldía (reprodução/Instagram/@zubeldia.oficial)

Nesta quinta-feira (29), o treinador Luis Zubeldía, do São Paulo, foi denunciado pelo Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão no duelo contra o Athletico, quando o Tricolor venceu por 2 a 1, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico argentino será julgado pela 1ª Comissão Disciplinar na próxima segunda-feira (2), às 11 horas, no horário de Brasília.

A expulsão

Naquele jogo que aconteceu no início de julho, Zubeldía tomou dois cartões amarelos por invadir o campo. Além dele, o STJD ainda vai julgar o auxiliar Maxi Cuberas, expulso por reclamação, e o ganho pode ser de um a seis jogos de suspensão, o que pode ser substituído por advertência a depender da gravidade de atitude.

Os dois foram enquadrados no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, CBJD, o de “assumir qualquer conduta contrária a disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras”.



As suspensões de Zubeldía tem sido recorrente desde a chegada do treinador ao São Paulo, no final de abril. Até aqui, ele tomou 14 cartões amarelos e dois vermelhos, e vive desfalcando o time em partidas importantes, como no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, no Morumbis.

Maxi Cuberas assumiu o lugar de Zubeldía no último jogo

O auxiliar de Zubeldía foi criticado por ter efetuado somente uma substituição na derrota do São Paulo para o Atlético-MG, que aconteceu na última quarta-feira (28). A partida foi válida pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, no Morumbis, e o profissional explicou a sua decisão afirmando que a equipe estava bem na partida.

A análise da comissão técnica era de que o time conseguia impor seu estilo de partida, e por isso, não julgou que era necessário fazer grandes mudanças. Somente Rodrigo Nestor saiu do banco de reservas e substituiu Wellington Rato, aos 44 minutos do segundo tempo.

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos