O atleta de natação Gabriel Araújo, mais conhecido como Grabrielzinho, quebrou o recorde mundial paralímpico da sua categoria na final da prova dos 150m medley. Mesmo sendo da classe SM2 destinada aos competidores com alta falta de coordenação dos membros superiores e inferiores (tronco, pernas e mãos) e baixo grau nos braços, disputando com a classe SM3 que possui menor comprometimento nos braços e tronco.
Recorde inesperado
O brasileiro, que já conquistou em sua categoria dois ouros nas provas de 50m e 100m costas, surpreendeu novamente nadando bem pela manhã as classificatórias e batendo o recorde. Caiu na piscina para a final com alta expectativa, mas ficou na quarta colocação, o que não garantiu o pódio, mas não tirou o feito do atleta que voltou a quebrar o tempo dele mesmo e fazer uma prova em um tempo de 3min14s02.
O que esperar para as próximas paralimpíadas
A natação vem se destacando nos jogos de Paris 2024 e o atleta de 22 anos tem sido um dos principais nomes desta edição. Além de já ter participado das paralimpíadas de Tokyo em 2021 com dois ouros e uma prata, e tendo um mundial em 2023 com três ouros, Gabrielzinho chegou à França como favorito nas suas principais provas e vem mostrando que pode fazer ainda mais.
Esse recorde alcançado por ele duas vezes com uma diferença de horas, mostrou que mesmo não sendo uma das provas que Gabriel havia feito números parecidos anteriormente e por ter atletas de duas categorias competindo, nos proporcionou um dos grandes momentos para o esporte paralímpico brasileiro. Um atleta jovem que mesmo sem a conquista da medalha cravou o seu nome na história do maior torneio para um esportista de alto rendimento. Nos mostrando que esses jogos são apenas o começo desse talentoso atleta.