No último domingo (15), Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, enfatizou que Trump tenha sua segurança garantida pelo serviço secreto, após o FBI confirmar que estaria investigando uma suposta tentativa de assassinato contra o republicano.
Biden comentou que tem acompanhado os desdobramentos do episódio: “fui informado pela minha equipe sobre o que a Polícia Federal está investigando como uma possível tentativa de assassinato do ex-presidente Trump hoje”.
Joe Biden se solidariza com Trump pelo suposto atentado
Solidário, Biden disse estar aliviado por Trump estar seguro e elogiou os esforços do Serviço Secreto.
“Há uma investigação ativa sobre este incidente, à medida que as autoridades policiais reúnem mais detalhes sobre o que aconteceu. Como já disse muitas vezes, não há lugar para a violência política ou para qualquer violência em nosso país.”
Joe Biden
Donald Trump estava em um campo de golfe em West Palm Beach, na Flórida, quando tiros foram disparados. Um suspeito foi detido pela polícia local. Segundo as autoridades, havia uma pessoa armada no campo de golfe, tentando atingir o ex-presidente.
Lado externo do Trump International Golf Club em West Palm Beach, onde ocorreu a suposta tentativa de atentado contra Donald Trump no último domingo (15) (Foto: reprodução/Carlos Escalona/Anadolu/Getty Images embed)
Ryan Wesley Routh, o suspeito, portava um fuzil AK-47 e uma câmera GoPro. Segundo o Serviço Secreto, ele estava a 450 metros de distância de Trump.
Apesar da prisão do suspeito, não se sabe a motivação do atentado
O FBI e a polícia da Flórida estão investigando o ocorrido, ouvindo testemunhas e apurando os fatos. Além da detenção do suspeito, uma arma foi apreendida. Não foram divulgadas informações sobre a possível motivação do caso.
Atentado a Donald Trump na Pensilvânia, em julho de 2024(Foto: reprodução/Anna Moneymaker/Getty Images embed)
O candidato republicano à eleição presidencial americana também foi alvo de outro atentado no mês de julho deste ano, quando estava fazendo um comício na Pensilvânia. À época, Donald foi ferido na orelha. Duas pessoas morreram: o atirador e alguém da plateia.
Analistas políticos afirmam que novos episódios de violência podem ocorrer devido ao aumento do clima de animosidade entre os partidos, à medida que a eleição de aproxima. Tornam-se necessárias medidas emergenciais de segurança para os participantes do pleito de 2024.