Com o apagão que deixou a Grande São Paulo no escuro por três dias, milhões de pessoas foram afetadas. A falta de energia começou a ser percebida após um forte temporal que afetou a região na sexta-feira (11). Conforme as horas foram passando, houve relatos de paulistanos indo até as estações de metrô para pagar a passagem apenas para usarem as tomadas para carregar equipamentos e celulares.
Celebridades se manifestam
Nas redes sociais, foram diversas reações em todo o país, incluindo famosos e celebridades nacionais.
No sábado (12), o ex-BBB Eliezer, 34, que mora com a filha, Lua, e a esposa, a influenciadora Viih Tube, atualizou a situação que a família enfrenta. Segundo ele, uma árvore caiu em frente sua casa. Em seus stories, disse:
“Gente, estamos todos bem. Estamos limpando, tirando a árvore que caiu na casa. A comunicação está difícil porque não tem água nem energia. Mas está tudo certo.”
Ronnie Von, 80, chegou a dizer que em sua vida nunca viu nada parecido. Ele mencionou que os itens guardados na geladeira foram perdidos e criticou a gestão pública pelo cenário em desabafo.
“Existe um ditado que minha avó sempre dizia: quem não tem competência não se estabelece, é uma coisa simples assim”.
Se juntam a eles nomes como a jornalista da CNN Brasil, Mari Palma, 35, que no domingo (13) disse estar usando luzes de velas em casa e que estava há 40 horas sem energia elétrica.
As reações nas redes
Durante o fim de semana foram diversas manifestações de apoio aos paulistanos nas redes sociais. Muitas dessas manifestações criticavam a empresa responsável pelo abastecimento da maior parte da capital paulista, a Enel. Conforme a ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a concessionária de energia não atendeu às adequações exigidas para esse tipo de caso, no sábado (12) a agência afirmou que a Enel seria intimada. Os desdobramentos desse caso podem, inclusive, afetar o segundo turno das eleições municipais.
Na rede social X, que voltou a funcionar no Brasil desde a terça-feira (8), foram diversos relatos de quedas de árvores, interrupções nos serviços de água, energia e internet, além de dificuldades no atendimento às ocorrências por parte da Enel.