O Ministério da Educação (MEC), divulgou neste domingo (3), um balanço sobre o primeiro dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A abstenção desse ano foi de 26,6%, uma porcentagem mais baixa em comparação as duas últimas edições (28,1% no ano passado e 28,3% em 2022).
Dados apresentados
A divulgação das provas esse ano, aconteceu em maio, com as datas para o dia 3 e 10 de novembro, e teve todos os dados apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana e também pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com um total de 4,3 milhões de pessoas inscritas.
Na coletiva a imprensa, Camilo Santana afirmou que houve uma redução da ausência um pouco menor do que comparada com o ano passado. O ministro da Educação também relatou que ocorreu um aumento de pessoas inscritas em 2024, comparando com a edição de 2023, e que também ocorreu um aumento, considerável de 27% de inscrições confirmadas para o exame entre os anos de 2022 a 2024.
O percentual de concluintes do ensino médio público que se inscreveram no Enem 2024 aumentou comparado à 2023, que teve 58%, já esse ano foi registrado cerca de 94% em alguns estados, esse índice chegou a 100%.
Camilo Santana afirmou que esse aumento de estudantes das redes públicas foi atribuiu por conta do programa Pé-de-Meia, que paga os alunos pela permanência no Ensino Médio e ajuda com uma parcela extra para a realização do Enem.
Também ocorreu a eliminação de cerca de 4.999 participantes, por infrações como a de sair da prova antes do horário permitido, a utilização de equipamentos eletrônicos e de estudantes que não atenderam as orientações dos fiscais da prova.
O que é o Exame Nacional do Ensino Médio
O Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova que ocorre em todo o território brasileiro, e serve para a admissão dos participantes inscritos a educação de nível superior. A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação do Brasil. O Enem acontece anualmente desde o ano de 1998, e é atualmente reconhecido pelos sistemas de seleção SiSU, ProUni, FIES, e demais processos seletivos próprios de universidades nacionais e estrangeiras.
O exame acontece sempre em dois domingos, sendo o primeiro com a aplicação de 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa, e 5 de inglês ou espanhol, conforme a opção escolhida pelo participante e 45 questões de ciências humanas, mais a redação que vale 1000 pontos. ja no segundo domingo são realizadas 45 questões de matemática; e 45 questões de ciências da natureza, para o encerramento do exame.